Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O baú da identidade, nossas heranças Me marcou muito relembrar as coisas dos nossos antepassados e os ensinamentos que aprendemos com cada história de vida.
Gabrieli Tamires da Silva | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que queremos saber sobre o povo do nosso Brasil?

Expedição Investigativa

Saída de campo na residência de pessoas antigas da comunidade: Rosa, Elza e Lira.

Objetivos

Conhecer um pouco da cultura que é passada de geração em geração através da valorização do patrimônio imaterial.

Comunidade de Aprendizagem

Dona Rosa, senhora com 105 anos que nos relatou sobre suas memórias;
Dona Elza Ciprandi, confeiteira e comerciante de Tapera, 87 anos de experiência, relatou suas experiências em termos de trabalho e empreendedorismo. Também explicou sobre as receitas antigas e o uso de fermento caseiro.
Dona Lira, 63 anos, benzedeira da região, compartilhou sua experiência sobre benzedura.

Articulação com o currículo

Português: técnica de entrevista, registro de memórias com pessoas antigas, produção textual
Ciências: pesquisa sobre fermento e outros produtos naturais para substituição de processados.
História: relatos de história oral, patrimônio imaterial e pesquisa no site do IPHAN
Artes: pesquisa a partir da fotografia sobre as memórias


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio 8 de Maio

Turma
T5 EJA

Número de alunos
22

Educadores
Susy Tramontini, Silvana Hansen, Mariane Jungen, Maria Regina

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
O trabalho realizado com esta turma foi gratificante e prazeroso, os alunos se empenharam a buscar o conhecimento, tanto concreto quanto abstrato. Pois, “memórias imateriais” ficam registradas, realmente nos sentimentos e nas ações enfatizadas, pela experiência que esta turma adquiriu.
Silvana Hansen | Professor(a)