Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"ÁGUA FONTE DE VIDA" Eu aprendi que não pode gastar a água porque se ficar sem água, as plantas, os humanos e os animais morrem.
GABRIEL FOLLY KUBO FONSECA | aluno(a)
" Estamos vivendo em um mundo cada dia mais individualista e competitivo, por isso ouvir meu filho falar em cooperação e da importância de ajudar o próximo é algo bastante gratificante. São ensinamentos que extrapolam o currículo escolar e fazem boas marcas que serão levadas por toda vida dele e de todas as crianças que participam deste projeto."
Natasha Rodrigues Polizzel | responsável
Pergunta Exploratória

Para que serve a água?

Expedição Investigativa

Foi realizada dentro do proprio CMEI no qual os alunos puderam observar os pontos de águas e suas utilidades.

Objetivos

Conscientizar as crianças em relação a preservação da água e sua importância para a vida do planeta.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 22 de agosto, contamos com a presença do funcionário Miguel Gardini do departamento da SAMAE, onde falou aos alunos um pouco sobre a captação d\'agua (como funciona ,pra que serve , como usar ...) no decorrer da sua fala abordou sobre a importância e os cuidados com a água, e os malefícios que o lixo jogado nos rios pode causar danos à saúde da população a uma situação de descaso de um ambiente necessário e vital para a preservação da vida.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa, oralidade, leitura, matemática, cheio/ vazio. Ciências preservações do meio ambiente, animal e plantas. Arte. Marcas gráficas, habilidades manuais movimento. Expressividade e cores, coordenação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 28 de abril de 2018, realizamos um conselho para escolher o nome do projeto que foi desenvolvido por meio de votação. Expliquei para os alunos como eles iriam votar e que o nome mais votado seria o escolhido para o projeto. Coloquei num cartaz os nomes dos projetos com as seguintes propostas; ÁGUA FONTE DE VIDA e o outro, PRESERVAR A ÁGUA E CUIDAR DA VIDA; em seguida entreguei uma gota de água feita de papel laminado na cor prata para os alunos colocar a gotinha no nome que mais gostou.

Ficha Técnica
Escola
CMEI RECANTO DOS BAIXINHOS

Diretor
ANA PAULA BETIATI MARQUES

Turma
MATERNAL "B"

Número de alunos
20

Educadores
ROSANGELA DE OLIVEIRA BUENO

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
CREUSA DOS SANTOS CAMARA\nMARIA SIMONE ROSA CARVALHO

A abordagem desse tema “AGUA FONTE DE VIDA” relacionado ao meio ambiente. Trabalhar com o tema “agua fonte de vida” trouxe uma forma de abordagem diferente para explorar o assunto, trabalhando assim realidade e o cotidiano. Tanto na escola e na vida familiar. O tema relacionado ao meio ambiente é de extrema importância, porque é nessa idade que podemos contribuir com a cultura de nossos alunos e possibilitar uma internalizará de hábitos corretos de preservação do meio ambiente e os cuidados que devemos ter a água do nosso planeta.
ROSANGELA DE OLIVEIRA BUENO | Professor(a)