Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Quem Brinca, canta e dança seus males espanta: vem brincar, dançar e cantar?! O aluno relatou a importância deste projeto, pois através das atividades que envolviam musica e dança, conseguiu deixar a vergonha e a timidez de lado e pode participar sempre com muita alegria das apresentações, desenvolvendo sua autonomia, segurança, coordenação motora. Marlon relata ainda que teve a oportunidade de manusear instrumentos musicais os quais conhecia, mas nunca teve contato antes. Foram momentos bons onde todos interagiam com muita diversão e alegria.
Marlon da Silva Gomes | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Ouvindo os nossos alunos, durante as aulas notamos o quanto eles se identificam pela dança, através disso enviamos para a família um questionário para saber mais dos gostos das crianças e se tem acesso em casa ou na comunidade em que participa.

Expedição Investigativa

Participar de atividades na comunidade assistindo a ensaios de dança com coreografia, na Entidade de Assistência Social (CRAS). Onde os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os integrantes do grupo e o professor questionando os mesmos sobre a dança seus ritmos e a dificuldade e as facilidade que cada um encontra, pois o grupo e da Terceira Idade.\n Sabemos que o desenvolvimento de diferentes aspectos acontece através da arte de dança, pois ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, proporcionando conhecimento e entendimento e aceitação do próprio individuo na construção do conhecimento e na independência emocional como domínio e disciplina dos próprios impulsos.

Objetivos

Promover através da dança a inclusão, desenvolvendo Capacidades físicas, mentais e cognitivas. Trabalhando o equilíbrio, sua auto-estima, proporcionando momentos de lazer e socialização de nossos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

Pais;\nProfessor de Capoeira Juliano Maciel;\nPsicóloga Cassiana Regina Facco;\nAssistente Social Anelise Flach;\nTerarapeuta Ocupacional Caroline Pitzschel;\nEMEI Mercilda Lutz Borella;EEEF Coronel Finzito;EEEM Olivia de Paula Falcão;EMEF Sebastião Lemes Mathias,EMEF José Loureiro da Silva

Articulação com o currículo

Coordenação motora fina e ampla; \nLinguagem oral\nRitmo \nConvívio\nRespeito \nAfeto/carinho \nReconhecer limites \nInterpretar \nOuvir\nDramatizar\nCoreografar\nCantar- Escolher \n- Ensaiar\n- Organizar\n- Gesticular\n- Dançar\nEquilíbrio\nAtenção\nMemória \nConvivência \nLimites \nAgilidade\nComprometimento\nConscientizar\nReciclar\nConstruir\nRecortar\nColar\nJogar \nMemorizar \nConcentrar\nAgilidade\nRespeito\nCoordenação\nDesenvoltura\nConfiança \nAlegria


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial APAE de Erval Seco

Turma
EJA Ciclo 1 A e Ciclo 2 B

Número de alunos
18

Educadores
Salete de Fátima Cezar da Silva e Mirian K. Freitas dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Pais;\nProfessor de Capoeira Juliano Maciel\nPsicóloga Cassiana Regina Facco\nAssistente Social Anelise Flach\nTerapeuta Educacional Caroline Pitzschel

Através do Programa A União Faz a Vida, trabalhamos o Projeto “Quem brinca, canta e dança seus males espanta. Vem brincar, cantar e dançar”. \n Os alunos participaram de várias apresentações, tanto musicais, como artes, dança e dramatização proporcionando momentos de lazer e socialização de nossos alunos, atingindo assim o objetivo principal deste projeto e com isso puderam passar ás outras pessoas a visão de que eles podem e tem potencial para realizar as mais diferentes tarefas, mesmo com suas limitações,\n Também tiveram oportunidades de demonstrar os trabalhos realizados durante o semestre na escola, nos eventos Sociais promovidos pelo município e em outras escolas, tentando assim mudar o olhar de outras pessoas sobre os alunos com necessidades especiais. Infelizmente muitos ainda julgam nossos alunos como incapazes de realizar algumas atividades,mas seus potenciais são os mesmos.