Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ar Doce Ar A nossa filha aprendeu que além de figuras que as nuvens podem demonstrar, elas acumulam água, ou melhor dizendo, fazem a acumulação de partículas de água, fruto da evaporação dos rios e mares, formam as chuvas que regam as plantas e hortaliças.
Pricila Tamborlim Gilio | responsável
Pergunta Exploratória

O que você viu no céu?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada na chácara Bom Sucesso, de uma das professoras da escola, onde os alunos puderam ter contato com a natureza, observar os animais e também as nuvens e suas formas. Após a observação das formas das nuvens, brincaram de bolhas de sabão e reproduziram as formas observadas com algodão doce.

Objetivos

As nuvens despertam a curiosidade e o imaginário das crianças de forma lúdica. Através desse trabalho é possível impulsionar os objetivos de aprendizagem para a temática da água, da chuva e sua imprescindibilidade.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi articulada com uma palestra com a Professora Vânia, geógrafa, que explicou de maneira lúdica como ocorre a formação das nuvens. Ela também passou um episódio do “Show Da Luna- Como a Água vira Nuvem?”. Ao final, fez uma experiência com água quente, um pote de vidro, fósforo e uma fôrma com gelo, demonstrando na prática esse processo que despertou tanto o interesse das crianças, que a princípio diziam que nas nuvens havia anjinhos e até dragões!

Articulação com o currículo

Traços, sons, cores e formas: Desenvolver a sensibilidade, os sentidos, a percepção, os sentimentos e a imaginação, pintura, recorte, colagem; O eu, o outro e o nós: atividades que propiciem a colaboração; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Questionar e levantar hipóteses a respeito dos processos de transformação da natureza; Escuta, fala, pensamento e imaginação: Participar de diferentes situações do cotidiano que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias, construindo situações de diálogo; Corpo, gestos e movimentos: atividades que exigem a movimentação corporal, danças, agilidade...


Ficha Técnica
Escola
CMEI Espaço do Saber

Diretor
Paula Cristina Torrente

Turma
Infantil III

Número de alunos
13

Educadores
Franciele Cristina Silva\nMayara Cristina Bosso\nSamilly Cristina Torrente\nLindomar Tamborlim de Almeida\nThainá Languer Loddi

Estado
Paraná

Município
Atalaia

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ATALAIA

Apoiadores
Secretaria do Meio Ambiente\nSecretaria de Educação\nEmater\nComunidade de Aprendizagem\nPrefeitura Municipal

O desenvolvimento do trabalho docente através da metodologia de projetos torna os campos de experiência a serem trabalhados mais agradáveis e dinâmicos para as crianças, que dispõem de maior motivação, estabelecendo, através das experiências e vivências, as aprendizagens mais significativas e eficazes.
Franciele Cristina Silva | Professor(a)