MEIO AMBIENTE : CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA
“ Quanto perguntei aos alunos o que eles aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, o aluno Roberto respondeu que agora sabe que não podemos queimar as florestas , prender os animais , e temos que cuidar das plantas com carinho e que ajuda a separar o lixo para não poluir nosso planeta.
Roberto Luiz dos Santos | aluno(a)
“ A mãe da aluna Julia Maricato, diz que o Projeto Criança Também Preserva inserido no Programa a União Faz a Vida contribui para agregar valores e conhecimentos para as crianças, pois vejo como a Julia coloca em prática tudo que aprendeu sobre os cuidados com o Meio Ambiente.
Luciana Maricato | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE TEM NESTE LUGAR ?
Expedição Investigativa
No Horto Florestal de Ibiporã, onde as crianças conheceram o meio da floresta, várias plantas e espécies de árvores diversificadas, o que chamou muito a atenção das crianças foi conhecer a Figueira Branca com 400 anos.
Objetivos
Proporcionar o conhecimento e a conscientização das crianças em relação à preservação da natureza, estimulando-as a mudanças e práticas de atitudes e a formação de novos hábitos a utilização dos recursos naturais.
Comunidade de Aprendizagem
Através de uma palestra ministrada pelo Soldado Camila e Soldado Gonçalves da Polícia Ambiental Força Verde do Estado Paraná, onde conversaram com todos os alunos do C.M.E.I., e de uma forma lúdica explicaram como cuidam e protegem as florestas, os animais que nela vivem, rios e peixes. Os Soldados mostraram alguns instrumentos de Trabalho e o que mais chamou a atenção dos alunos foi a viatura.
Articulação com o currículo
Ciência: Preservação do Meio Ambiente, plantas, solo, fauna, flora\nLíngua Portuguesa: Oralidade, leitura e escrita\nGeografia: Ambiente natural e ambiente modificado\nMatemática: Símbolos numéricos, gráficos, noção de espessura\nArtes Visuais: Ilustrações, cartazes, pintura, recorte, colagem e outros - Expressividade
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia 17 de Maio de 2018, realizamos um conselho de grupo para escolher o nome do projeto, que aconteceu por meio de votação. Expliquei aos alunos como eles iriam votar e que o nome mais votado seria escolhido para o Projeto. Coloquei um cartaz com sugestões de três nomes escolhidos por eles:\n• “MEIO AMBIENTE: DE OLHO NO PLANETA”\n• “MEIO AMBIENTE: CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA”\n• “MEIO AMBIENTE: CONSTRUINDO NOSSO FUTURO”\nCada criança que ia escolhendo, pintava um retângulo acima do nome sugerido formando um gráfico. Após todos participarem, ficamos sabendo o nome vencedor que foi: “MEIO AMBIENTE: CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA”, com 11 votos.