Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MEIO AMBIENTE : CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA Quanto perguntei aos alunos o que eles aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, o aluno Roberto respondeu que agora sabe que não podemos queimar as florestas , prender os animais , e temos que cuidar das plantas com carinho e que ajuda a separar o lixo para não poluir nosso planeta.
Roberto Luiz dos Santos | aluno(a)
A mãe da aluna Julia Maricato, diz que o Projeto Criança Também Preserva inserido no Programa a União Faz a Vida contribui para agregar valores e conhecimentos para as crianças, pois vejo como a Julia coloca em prática tudo que aprendeu sobre os cuidados com o Meio Ambiente.
Luciana Maricato | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE TEM NESTE LUGAR ?

Expedição Investigativa

No Horto Florestal de Ibiporã, onde as crianças conheceram o meio da floresta, várias plantas e espécies de árvores diversificadas, o que chamou muito a atenção das crianças foi conhecer a Figueira Branca com 400 anos.

Objetivos

Proporcionar o conhecimento e a conscientização das crianças em relação à preservação da natureza, estimulando-as a mudanças e práticas de atitudes e a formação de novos hábitos a utilização dos recursos naturais.

Comunidade de Aprendizagem

Através de uma palestra ministrada pelo Soldado Camila e Soldado Gonçalves da Polícia Ambiental Força Verde do Estado Paraná, onde conversaram com todos os alunos do C.M.E.I., e de uma forma lúdica explicaram como cuidam e protegem as florestas, os animais que nela vivem, rios e peixes. Os Soldados mostraram alguns instrumentos de Trabalho e o que mais chamou a atenção dos alunos foi a viatura.

Articulação com o currículo

Ciência: Preservação do Meio Ambiente, plantas, solo, fauna, flora\nLíngua Portuguesa: Oralidade, leitura e escrita\nGeografia: Ambiente natural e ambiente modificado\nMatemática: Símbolos numéricos, gráficos, noção de espessura\nArtes Visuais: Ilustrações, cartazes, pintura, recorte, colagem e outros - Expressividade

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 17 de Maio de 2018, realizamos um conselho de grupo para escolher o nome do projeto, que aconteceu por meio de votação. Expliquei aos alunos como eles iriam votar e que o nome mais votado seria escolhido para o Projeto. Coloquei um cartaz com sugestões de três nomes escolhidos por eles:\n• “MEIO AMBIENTE: DE OLHO NO PLANETA”\n• “MEIO AMBIENTE: CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA”\n• “MEIO AMBIENTE: CONSTRUINDO NOSSO FUTURO”\nCada criança que ia escolhendo, pintava um retângulo acima do nome sugerido formando um gráfico. Após todos participarem, ficamos sabendo o nome vencedor que foi: “MEIO AMBIENTE: CRIANÇA TAMBÉM PRESERVA”, com 11 votos.

Ficha Técnica
Escola
CMEI RECANTO DOS BAIXINHOS

Diretor
ANA PAULA BETIATI MARQUES

Turma
PRÉ II INTEGRAL

Número de alunos
24

Educadores
LUZIA APARECIDA DOMINGUES BOARO

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
CREUSA DOS SANTOS CAMARA\nMARIA SIMONE ROSA CARVALHO

Foi gratificante trabalhar este Projeto, pois poder contribuir no aprendizado das crianças em relação a conscientização e preservação da natureza e tudo que a cerca é maravilhoso e também ver que mesmo tão pequeninas, entenderam que podem ajudar a melhorar o nosso Planeta.
LUZIA APARECIDA DOMINGUES BOARO | Professor(a)