Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A ALEGRIA AO PINTAR
Pergunta Exploratória

Através de uma conversa informal com os pais,e a observação das professoras durante as aulas,foi lançada a pergunta: Como me sinto pintando?

Expedição Investigativa

Estávamos tentando imaginar como faríamos a nossa expedição envolvendo nossos alunos com necessidades especiais nessa tarefa. Foi ai que surgiu a ideia de conversamos com os pais que estão acompanhando seus filhos na escola e questiona-las sobre a pintura ao ar livre no pátio da escola, onde todos poderiam participar.Primeiramente pedimos autorização aos pais para poder colocar os alunos diretamente manuseando a tinta e também que possam trazê-los com uma roupa leve e possa sujar.Ainda solicitamos auxilio dos pais no momento de conduzirmos os alunos para compartilhar conosco essa tarefa,pois temos alunos com dificuldades visuais e motoras e alguns cadeirantes. Dessa maneira poderemos observar cada aluno interagindo com os colegas e demonstrando o interesse e seus estímulos de felicidades em uma atividades onde poderão desenvolver todas as habilidades tanto motoras quanto cognitivas.

Objetivos

Desenvolver a coordenação motora fina e ampla,estimulando a alegria,interação e bem estar em realizar as atividades.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias\nComunidade

Articulação com o currículo

Leitura de imagens\nOralidade\nQuantidade\nSequência \nCoordenação Motora fina e ampla\nTamanho\nProduzir\nDesenvolver\nObservar e estimular


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL APAE DE ERVAL SECO

Turma
PRÉ ESCOLAR,CICLO IA

Número de alunos
10

Educadores
SALETE DE FATIMA CEZAR DA SILVA E SOELI FOLLMER

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
FAMÍLIA

Através do Programa " A União Faz a Vida ",trabalhamos o Projeto "A alegria ao Pintar" e pudemos perceber o encanto,a alegria, a energia positiva vinda dos nossos alunos em manusear as tintas em todos os momentos,tanto nas atividades ao ar livre como em sala de aula.\nForam desenvolvidas vários trabalhos e atividades envolvendo o projeto e com isso atraindo e incluindo todos os alunos e suas família na escola.Foram trabalhadas e estimuladas varias partes do corpo e mente de maneira alegre e divertida,além de as crianças expressarem muito prazer em ter contato com a tinta. Podendo assim dar graças e vida as pinturas realizadas por eles.\nO envolvimento das mães também nos chamou atenção.Algumas mais aplicadas,auxiliando seus filhos com gosto e carinho,tendo assim um ótimo resultado no desenvolvimento de seu filho.