Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

RECICLAR E BRINCAR Meu nome é Valentina, acho legal proteger a natureza, eu não jogo lixo no chão porque tem que jogar lixo no lixo. Gosto de brincar com potinhos, rolinhos, gosto de fazer brinquedo com tinta, cola, caixinhas, papel e depois brincar com meus amiguinhos da escola. Gosto de brincar no pátio da escola que é bem grande.
VALENTINA DE NARDO | aluno(a)
Sou mãe do Ronald do Maternal da professora Cida e gostaria de falar um pouco sobre o projeto “Reciclar e brincar”. Ele tem sido importante para meu filho e com certeza para todas as crianças do CMEI. Meu filho tem aprendido bastante com as atividades realizadas com os materiais reciclados, fica feliz com os brinquedos que faz. Todas as crianças para serem felizes precisam de muitas coisas, mas em especial ela precisa de amor, igualdade, saúde, autonomia, família, lar, atenção, carinho, educação, amigos. Aprender brincando é essencial para a saúde física e mental das crianças. É muito gratificante saber que meu filho aprende manipulando materiais que iriam para o lixo, participa da criação do seu brinquedo. Fico muito feliz com o projeto, pois ele tem ajudado muito no aprendizado e desenvolvimento do Ronald. Obrigada a todos.
Juliana Silva, | responsável
Pergunta Exploratória

Para onde vai nosso lixo?

Expedição Investigativa

Foi realizada no próprio CMEI, no qual disponibilizei vários materiais recicláveis para serem separados e depositados nos lugares indicados para cada tipo de material. Os alunos participaram com entusiasmo.

Objetivos

Ampliar o conhecimento de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo hábitos de cidadania, respeito e cuidados em relação ao meio ambiente

Comunidade de Aprendizagem

No dia 22 de agosto de 2018 recebemos no CMEI Recanto dos Baixinhos o senhor Miguel Gardini, pedagogo, educador ambiental e coordenador de resíduos sólidos da divisão de limpeza pública do SAMAE, para participar da comunidade de aprendizagem do programa “A união faz a vida”. Ele veio falar sobre a importância da água e da coleta seletiva (reciclagem) em nosso município. Explicou como é feita a coleta e o tratamento da água que usamos para nossas necessidades e como é feita a coleta seletiva, para onde vai o lixo reciclado. Falou também dos catadores que reciclam o lixo para obter uma renda mensal daquilo que seria um desperdício se não fosse reciclado. Os alunos ouviram atentamente a palestra e depois fizeram perguntas sobre o tema.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: oralidade, leitura convencional;\nMatemática: classificação e seriação;\nCiências: cuidados com a saúde, a importância das plantas em nossas vidas, preservação do meio ambiente;\nHistória: brinquedos antigos, a casa onde moro, cuidados com minha escola;\nGeografia: eu e meu bairro;\nArte: texturas, suportes gráficos, cores, pinturas, colagem;\nMovimento: equilíbrio dinâmico, coordenação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 22/05/2018 formei uma roda de conversa para falar sobre o programa \n“A União faz a Vida”, relembrando o que fizemos até aqui, as músicas, histórias, e outras atividades realizadas. Falei sobre a escolha de um nome para o projeto, expliquei o que é uma votação e como seria uma votação. Escrevi dois nomes na lousa, li os nomes para eles e perguntei qual seria o nome do nosso projeto, se o número 1 ou 2. A votação foi feita erguendo a mão para o número 1 ou para o número 2. O nome escolhido foi: Reciclar e brincar.

Ficha Técnica
Escola
CMEI RECANTO DOS BAIXINHOS

Diretor
ANA PAULA BETIATI MARQUES

Turma
MATERNAL " A"

Número de alunos
20

Educadores
MARIA APARECIDA PIMENTEL MERLO

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
CREUSA DOS SANTOS CAMARA

Estou feliz com o interesse dos alunos no desenvolvimento do projeto “Reciclar e brincar”. Participam das atividades com alegria, trazem materiais de casa para ser transformado em um brinquedo. O trabalho educativo realizado através do projeto ampliou as possibilidades da construção do conhecimento de forma ampla, possibilitando ir além dos limites da sala de aula, pois relatam o que fazem em casa para proteger a natureza.
MARIA APARECIDA PIMENTEL MERLO | Professor(a)