VIAJANDO PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
Pergunta Exploratória
De onde veio o seu conhecimento de mundo?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em 4 (quatro) setores do município, com os 31 alunos no 5º ano B, sendo divididos em 3 grupos, acompanhados pelos professores e direção. Um grupo se dirigiu até a Câmara de Vereadores e foram recebido por alguns vereadores e a pergunta investigativa foi respondida por todos. Outro grupo se dirigiu à rádio da cidade “Radio Rainha”, e a pergunta foi respondida pelos funcionários. O terceiro grupo se dirigiu até a UBS (Unidade Básica de Saúde) e a rodoviária, conversando com várias pessoas, explorando a pergunta proposta. Ao longo do trabalho, os alunos começaram a perceber que a maioria do conhecimento de mundo das pessoas, foram através de estudo, leitura e escrita. Através de uma roda de conversa, houve trocas de experiências, chegamos a conclusão que a leitura é o centro do conhecimento e com ela “Viajamos pelo Mundo da Imaginação”.
Objetivos
Incentivar e estimular a leitura de diversos gêneros textuais de forma permanente, despertando a criatividade, a imaginação o interesse, desenvolvendo e promovendo habilidades linguísticas e consequentemente formar leitores críticos e criativos na sociedade que está inserido.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto contou com o envolvimento dos alunos da sala, alunos de outras sala, professores, equipe pedagógica e administrativa, funcionários familiares, colaboradores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagem: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita através de livros literários, produção de textos variados, como a produção de poemas, onde o sentimento e a imaginação fluíram. Expressão oral e artística: Foram realizadas através de relatos pessoais, músicas, ilustrações e poemas, manuseio de livros e apresentações artísticas (SARAU DE POESIAS). Matemática Quantidade, tempo, espeço e ordem dos numerais. Ciências Humanas e da natureza: Poesia e textos como: Respeito as Diversidades, Direito da Criança, Planeta Azul, Os Cinco Sentidos e poemas: Borboletas Brancas e Negras, Minha Pátria, fazendo o aluno ler, pensar e respeitar questionar as pessoas e com isso promover as habilidades linguísticas formando leitores críticos e criativos.