Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e brincadeiras Dentro da capacidade do meu filho, percebi maior conhecimento de brincadeiras desde as divisões de brinquedos até mesmo do próprio alimento. A questão do brincar é algo fundamental nessa idade, ter contato com as outras crianças que vão desenvolvendo várias habilidades. A criança quando brinca com os amigos, tem que aceitar regras, tomar decisões e negociar entre eles. São várias habilidades e um engajamento social, ele brincando adquire muito conhecimento e um importante desenvolvimento.
Ivanete Pereira | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos nesse lugar?

Expedição Investigativa

No dia 06 de abril de 2018, as crianças do Pré ll turmas A e B visitaram o Parque da Matriz que fica localizado na cidade de Cianorte. As crianças demonstraram muito entusiasmo e ansiedade com a espera da visita, no ônibus a caminho do parque observavam atentamente as diversas paisagens. Ao chegarmos as crianças ficaram admirados ao verem o parque, em seguida foram explorar os diversos brinquedos e espaços do mesmo, fazendo uma relação comparativa com o parque do nosso distrito, relatando o que há de igual e de diferente a alegria estava estampada em “rostinho” de cada uma delas. Ao final da tarde retornamos da nossa expedição as crianças estavam muito cansadas, porém felizes, porque segundo elas foi uma experiência muito divertida e para algumas única, pois nunca tinham visitado naquele lugar.

Objetivos

Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (eca - artigo 16), é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.
A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas. A escola tem a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem, sejam eles científicos ou artístico. Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva.

Comunidade de Aprendizagem

Nos reunimos no pátio juntamente com a turma do pré II A, onde recebemos a visita da senhora Ilda Piveta Cavalari, que esteve nos relatando suas vivências de infância. A mesma nos contou que viveu toda sua infância na zona rural e que com os seus irmãos confeccionavam seus próprios brinquedos e também se divertiam bastante com brincadeiras que não se fazia necessário o uso de brinquedos. Nos informou que utilizavam materiais diversos para a confecção de seus brinquedos, como, espigas de milho e pedaços de tecidos para bonecas, cana-de-açúcar, pequenos espetos de pau, frutas e legumes para animais variados, meia e retalhos para bola, entre outros. Tivemos o privilégio de acompanhar e participar da confecção de alguns brinquedos feitos por Dona Ilda, demonstrando como foi divertida sua infância e a facilidade de confeccionarmos nossos próprios brinquedos utilizando materiais bem acessíveis

Articulação com o currículo

Eixo - Movimento.
Conteúdos:
• Expressividade;
• Equilíbrio e coordenação;
• Esquema corporal e reconhecimento da imagem corporal;
• Organização espaço-temporal;
• O fazer musical;
• Apreciação musical;
• Ritmo;
• Percepção auditiva;
• Coordenação motora fina;
• Práticas de leitura;
• Falar e escutar;
• Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar;
• Número e sistema de numeração;
• Grandezas e medidas;
• Espaço e forma.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
Pré II B

Número de alunos
17

Educadores
Francieli Abel Comar

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Ilda Piveta Cavalari

O programa A União Faz a Vida, nos permite trabalhar de uma maneira positiva na formação dos estudantes, levando-os a pesquisa, a investigação, a irem à busca do conhecimento, sanando suas curiosidades e dúvidas que surgiram nos primeiros momentos. A importância de trabalharmos com projetos em nosso dia-a-dia é de extrema importância.
Francieli Abel Comar | Professor(a)