As plantas
“ Minha filha Ana Laura teve interesse de cuidar mais das plantas, aprendeu como é o desenvolvimento delas e a importância do sol e da lua para o crescimento das plantas. Com isso, também aprendeu, como é importante cuidar e preservar o meio ambiente.
Suzane Moro Ramos | responsável
Pergunta Exploratória
O que temos nesse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 11 de abril de 2018, as crianças do 1º ano turma visitaram um sítio que fica localizado no Distrito de Vidigal. Elas demonstraram muito entusiasmo e ansiedade com a espera da visita, no caminho observavam atentamente as diversas paisagens tais como animais, plantações, rios maquinários agrícolas etc. Ao chegarmos fomos muito bem recebidos pela proprietária do sítio a senhora Marilene Anderson Martinelli as crianças ficaram admiradas ao verem a diversidade de animais e plantas daquele lugar. A senhora Marilene nos convidou para fazer um passeio em meio as plantações de milho e café e explicou como é feita a plantação, o cultivo, a manutenção e a colheita desses alimentos. Em seguida fomos conhecer a reserva florestal sítio e algumas árvores frutíferas desse sitio, as crianças receberam de presente um abacate fruta da época.
Objetivos
Levar o estudante a compreender algumas noções de astronomia, identificando o Sistema Solar: estrela (sol), planeta (Terra) e satélite (Lua) e a utilização do universo pelo homem. Identificar a utilização do solo pelo homem e suas necessidades. Conhecer a importância das plantas e seu processo de fotossíntese.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 05/09 recebemos em nossa escola o farmacêutico Luiz Henrique proprietário da farmácia Bio Pharma, na qual se trata de uma farmácia homeopática e de manipulação. Luiz Henrique foi muito atencioso com as crianças, relatou sobre as diferentes plantas, como elas nascem, crescem e desenvolvem. Deu exemplos de plantas que servem como remédio e que muitas delas podemos utilizar para fazer chá, que fazem bem para a nossa saúde, destacou também o cuidado que devemos ter com algumas plantas pois podem ser venenosas e explicou motivo delas serem assim. Mostrou os primeiros cientistas que pesquisaram e começaram a manipular remédios, e como é feito esse processo nos dias atuais. O relato do nosso convidado proporcionou as nossa crianças muito conhecimento, pois elas tinham curiosidade e dúvidas sobre tema abordado, sendo assim interagiram fazendo perguntas sanando suas curiosidades.
Articulação com o currículo
Português: Leitura, interpretação oral e escrita, gêneros textuais.
Matemática: Unidades de medidas; Números e operações; tratamento da informação; geometria.
Ciências: Noções de astronomia; A matéria e suas transformações; A energia e suas conversões; O corpo humano e seus sistemas; A organização dos seres vivos no ambiente.
História: As moradias.
Arte: O fazer artístico (criação de desenhos, pintura e colagem), dramatização e musicalização.
Geografia: Noções de espaço; Noções de tempo. Representação do espaço e domínio da territorialidade.