Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Água: uma questão de sobrevivência Eu aprendi com o projeto, a não deixar a torneira aberta quando for escovar os dentes, não jogar o lixo no chão para não poluir os rios, lagos, mares e o meio ambiente, pois a nossa sobrevivência, depende de como estamos cuidando da água do planeta Terra, porque temos mais água salgada do que doce. Por isso devemos economizar e não desperdiçar.
Olegário Junior Lot Martineli | aluno(a)
A minha filha Ludmyla, comentou várias coisas, entre elas, sobre o caderno do projeto que foi trabalhado vários conteúdos referente ao tema, sobre o passeio que tiveram e como foi o mesmo. Já na questão de hábitos diários, no banho ela está demorando menos, ela relatou para mim, a importância da água na nossa vida e que devemos economizar e pensar nas gerações futuras. Eu como mãe, agradeço a iniciativa da escola e da professora Micheli, pelo lindo trabalho desenvolvido com as crianças. Parabéns a equipe!
Rita de Cássia Martins | responsável
Pergunta Exploratória

Qual é a importância desse lugar?

Expedição Investigativa

O dia estava bonito, com uma temperatura típica de outono. Fomos de ônibus escolar pela Rodovia Vereador José da Silva, via que liga Cianorte ao distrito de Vidigal. Chegando ao território da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), fomos recebidos pelo senhor Luiz Horácio que nos apresentou os locais onde se é realizado o processo de tratamento da água, nos dando explicações e sanando as dúvidas e curiosidades dos estudantes. A visita foi bem proveitosa e prazerosa, com riquezas de detalhes favorecendo para um aprendizado significativo.

Objetivos

O presente projeto visa proporcionar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Além de uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação dos recursos naturais.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 24 de agosto de 2018, recebemos em nossa escola o senhor Vanderci Volpato Garcia (administrador distrital) e o senhor Luís Carlos Moreira (responsável pela água do distrito). Os convidados nos acompanharam em três locais diferentes nos dando explicações. Um dos locais que visitamos foi à estação de tratamento da água, onde a água recebe o tratamento indicado pelo ministério da saúde e se torna própria para o consumo, neste local recebemos explicações de como é feito o tratamento da água, o que se coloca na mesma para que ela se torne potável (cloro e flúor) e os estudantes puderam ver através de um aparelho os índices de produto que tem que aparecer na água quando ela é tratada. Após a explicação fomos aos pontos de abertura de água do distrito que são abertos para limpeza dos canos quando acontece algum problema nos encanamentos do distrito.

Articulação com o currículo

Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Artes visuais e Geografia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
4º ano A

Número de alunos
22

Educadores
Micheli Domenech de Paula

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Vanderci Volpato Garcia (administrador distrital) e Luís Carlos Moreira (responsável pela água do distrito)

Enquanto professora, destaco a importância de trabalharmos com projetos em nosso dia-a-dia. Eles nos permitem trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos do planejamento, explorando as várias possibilidades de recursos metodológicos em sala de aula e propiciando uma socialização do saber, permitindo a todos os envolvidos muita aprendizagem. É um trabalho que contribui de maneira positiva na formação dos estudantes, levando-os a pesquisa, a investigação, a irem à busca do conhecimento, sanando suas curiosidades e dúvidas que surgiram nos primeiros momentos.
Micheli Domenech de Paula | Professor(a)