Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e brincadeiras. A principal mudança que nós pais percebemos, foi a melhora que o Leonardo teve em relação a comunicação com os colegas e a oralidade durante as aulas, porque, ele sempre foi muito tímido e tinha uma certa dificuldade para se expressar. Teve também, um pouco de desenvolvimento, na parte da leitura e interpretação de texto no decorrer do ano.
Débora Fernanda Monteiro Cavalari | responsável
Pergunta Exploratória

O que encontramos nesse lugar?

Expedição Investigativa

Muito entusiasmo e ansiedade com a espera da visita. No ônibus a caminho do parque, tudo ao redor chamava a atenção, a vegetação, às construções, o trânsito e as expectativas foram crescendo.
Ao chegarmos às crianças ficaram admiradas ao verem o parque, o seu tamanho e quantas novidades havia naquele lugar para serem exploradas. No decorrer de toda a expedição investigativa, pode-se observar nas crianças muito entusiasmo, encantamento e admiração a cada novidade, já que para muitos aquela era a primeira visita ao lugar. Foi uma visita rica e prazerosa, houve muita interação e entrosamento entre as crianças, demonstraram muita alegria no decorrer de toda expedição. Voltaram para a escola cansados, mas satisfeitos, já que tudo foi muito bem proveitoso.

Objetivos

Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

Nos reunimos no pátio juntamente com a turma do pré II B, onde recebemos a visita da senhora Ilda Piveta Cavalari, que esteve nos relatando suas vivências de infância. A mesma nos contou que viveu toda sua infância na zona rural e que com os seus irmãos confeccionavam seus próprios brinquedos e também se divertiam bastante com brincadeiras que não se fazia necessário o uso de brinquedos. Nos informou que utilizavam materiais diversos para a confecção de seus brinquedos, como, espigas de milho e pedaços de tecidos para bonecas, cana-de-açúcar, pequenos espetos de pau, frutas e legumes para animais variados, meia e retalhos para bola, entre outros. Tivemos o privilégio de acompanhar e participar da confecção de alguns brinquedos feitos por Dona Ilda, demonstrando como foi divertida sua infância e a facilidade de confeccionarmos nossos próprios brinquedos utilizando materiais bem acessíveis

Articulação com o currículo

Eixos: Movimento, Linguagem oral e escrita, Música, Artes Visuais, Identidade e Autonomia e Matemática.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
Pré II A

Número de alunos
17

Educadores
Micheli Domenech de Paula

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Ilda Piveta Cavalari

Enquanto professora, destaco a importância de trabalharmos com projetos em nosso dia-a-dia. Eles nos permitem trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos do planejamento, explorando as várias possibilidades de recursos metodológicos em sala de aula e propiciando uma socialização do saber, permitindo a todos os envolvidos muita aprendizagem. É um trabalho que contribui de maneira positiva na formação dos estudantes, levando-os a pesquisa, a investigação, a irem à busca do conhecimento, sanando suas curiosidades e dúvidas que surgiram nos primeiros momentos.
Micheli Domenech de Paula | Professor(a)