Brinquedos e brincadeiras.
“ A principal mudança que nós pais percebemos, foi a melhora que o Leonardo teve em relação a comunicação com os colegas e a oralidade durante as aulas, porque, ele sempre foi muito tímido e tinha uma certa dificuldade para se expressar. Teve também, um pouco de desenvolvimento, na parte da leitura e interpretação de texto no decorrer do ano.
Débora Fernanda Monteiro Cavalari | responsável
Pergunta Exploratória
O que encontramos nesse lugar?
Expedição Investigativa
Muito entusiasmo e ansiedade com a espera da visita. No ônibus a caminho do parque, tudo ao redor chamava a atenção, a vegetação, às construções, o trânsito e as expectativas foram crescendo.
Ao chegarmos às crianças ficaram admiradas ao verem o parque, o seu tamanho e quantas novidades havia naquele lugar para serem exploradas. No decorrer de toda a expedição investigativa, pode-se observar nas crianças muito entusiasmo, encantamento e admiração a cada novidade, já que para muitos aquela era a primeira visita ao lugar. Foi uma visita rica e prazerosa, houve muita interação e entrosamento entre as crianças, demonstraram muita alegria no decorrer de toda expedição. Voltaram para a escola cansados, mas satisfeitos, já que tudo foi muito bem proveitoso.
Objetivos
Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.
Comunidade de Aprendizagem
Nos reunimos no pátio juntamente com a turma do pré II B, onde recebemos a visita da senhora Ilda Piveta Cavalari, que esteve nos relatando suas vivências de infância. A mesma nos contou que viveu toda sua infância na zona rural e que com os seus irmãos confeccionavam seus próprios brinquedos e também se divertiam bastante com brincadeiras que não se fazia necessário o uso de brinquedos. Nos informou que utilizavam materiais diversos para a confecção de seus brinquedos, como, espigas de milho e pedaços de tecidos para bonecas, cana-de-açúcar, pequenos espetos de pau, frutas e legumes para animais variados, meia e retalhos para bola, entre outros. Tivemos o privilégio de acompanhar e participar da confecção de alguns brinquedos feitos por Dona Ilda, demonstrando como foi divertida sua infância e a facilidade de confeccionarmos nossos próprios brinquedos utilizando materiais bem acessíveis
Articulação com o currículo
Eixos: Movimento, Linguagem oral e escrita, Música, Artes Visuais, Identidade e Autonomia e Matemática.