Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Por que o dentinho ficou preto? Escovar os dentes bem no fundo e atrás, para não vir a cárie, porque deixa o dente podre e dói. Foi legal aprender mais sobre escovar os dentes.
Larissa - Pré B | aluno(a)
Como mãe, achei o projeto da escola importante, pois os dentes de leite caem e os permanentes vão ficar para sempre se forem bem cuidados. A escola é um incentivo para que nossos filhos sintam mais vontade e prazer em escovar, porque ficam mais tempo na escola do que em casa.
Mãe 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Se escovarmos bem os dentinhos, o bichinho da cárie também vai deixar os dentinhos pretos?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na própria escola, durante o horário de almoço, quando um aluno não conseguiu comer o que estava servido em seu prato. A professora questionou a criança por que não estava almoçando, foi quando ele respondeu que seus dentes estavam doendo, por isso não conseguia mastigar. A professora pediu para ver seus dentinhos, então o menino abriu a sua boca, mostrando uma enorme quantidade de “pedaços de dentes pretos” em sua boquinha. Neste momento, os alunos que se encontravam no refeitório, começaram os diversos questionamentos em relação ao assunto, como: O que é cárie? Como não ter cárie? Por que alguns coleguinhas possuem dentes pretos?\nDiante do interesse das turmas as professoras planejaram um projeto no qual pudessem além de esclarecer as dúvidas dos alunos, também oferecer a eles experiências significativas.

Objetivos

Informar aos alunos sobre a importância da higiene bucal a cada refeição e diariamente; Estimular o interesse para que aconteça a prevenção e a manutenção dos dentes saudáveis antes e após a troca dos dentes de leite.

Comunidade de Aprendizagem

Pais e Responsáveis; Olga Andrighetto - Dentista Odontopediátrica; Estela Maria Johann - Técnica do SESC; Dentistas da Secretária da Saúde

Articulação com o currículo

O eu, o outro e nós; traços, sons, cores e formas; escuta fala e imaginação: Contação da história: “A estrelinha azul” e registro através de desenho. O eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta fala e imaginação; espaços tempos, quantidades, relações e transformações: Atividade de mesa em sala: construção da dentição com feijões brancos, pintar as cáries com canetões. O eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta fala e imaginação; espaços tempos, quantidades, relações e transformações: Atividade de mesa em sala: construção da dentição com feijões brancos, pintar as cáries com canetões. O eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta fala e imaginação; espaços tempos, quantidades, relações e transformações: Atividade de mesa em sala: construção da dentição com feijões brancos, pintar as cáries com canetões.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal De Ensino Fundamental Sadi Fortes

Diretor
Mauricia Vincenzi

Turma
Pré Escola Nível A e Pré Nível B

Número de alunos
50

Educadores
Elisangela Medeiros, Cláudia Maria Verdi, Ieda Paula Schepp

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Estela Maria Johann Técnica do SESC; Olga Andrighetto Dentista Odontopediátrica e Dentistas da Secretaria da Saúde

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
Um dos assuntos mais importantes para ser trabalhado com as crianças dessa faixa etária, por ser uma fase onde as crianças estão fazendo a troca de dentição, a partir do que aprenderam no projeto, vão dar mais importância ao cuidado com seus dentes, pois as crianças aprenderam o porquê devemos escovar, passar o fio dental e cuidar os dentes.
Professor | Professor(a)