Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cante, brinque e encante! Vitor está se desenvolvendo a cada dia, cantando em casa músicas infantis, reconhecendo algumas cores e adorando pintar. Só tenho a agradecer as professoras e a equipe do CMEI pelo trabalho que vem desenvolvendo e o carinho que o meu filho vem demonstrando a cada dia. Obrigada!
Thaynara Pires e Rudnei Martinelli | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a sua reação?

Expedição Investigativa

A nossa expedição investigativa foi realizada no dia 27 de março de 2018, data em que se comemora o Dia do Circo. Nesse dia foi oferecida aos alunos do CMEI Pequeno Príncipe uma linda festa, onde o pátio foi todo preparado e decorado com o tema circo, além da presença de pipoqueiro e de algodão doce, componentes que estão presentes em um ambiente circense. A festa foi realizada na parte da tarde, houve muita música e uma linda apresentação com os alunos do Maternal II, onde eles cantaram e dançaram a música “O circo da alegria” do Patati e Patata.
Durante a festa fizemos as observações no sentido de responder a pergunta exploratória. Pudemos verificar a interação dos alunos do Berçário II durante a apresentação do Maternal II, os alunos, mesmo estando sentados, bateram palma e dançaram.

Objetivos

Iremos trabalhar as cores e a coordenação motora ampla, enfatizados nos sentidos da visão e audição; sempre utilizando de forma lúdica, a músicas, atividades de registro, atividades práticas e brincadeiras, no sentido de levar as crianças a um bom desenvolvimento cognitivo e também leva-los a entender e praticar a cooperação entre si.
Esse projeto será trabalhado concomitante com os demais projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 28 de agosto de 2018, o C.M.E.I. Pequeno Príncipe recebeu a visita do grupo musical local “A Voz do Batuque”. Trata-se de um grupo formado por alunos da escola pública que tocam instrumentos musicais tais como: bumbo, caixa, surdo, tarol, entre outros. O grupo “A Voz do Batuque” é regido pelo Professor Luiz, que é professor de música da Associação Rainha da Paz. No dia da visita, o grupo ficou na rua em frente ao C.M.E.I. e as crianças ficaram sentadas na calçado para assistir a apresentação. Foi um momento muito divertido, onde as crianças puderam apreciar os ritmos e as músicas, logo após a apresentação elas tiveram a oportunidade de manusear os instrumentos. Com essa atividade, as crianças ampliaram seu conhecimento de mundo, pois conheceram e manusearam novos instrumentos, além de ouvir sons e músicas diferentes.

Articulação com o currículo

Identidade e Autonomia – Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situação de interação.
Artes Visuais - Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc; e de vários suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixa, madeira, etc.
Linguagem Oral e Escrita – Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Movimento – Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com o outro.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Pequeno Príncipe

Turma
Berçário II

Número de alunos
14

Educadores
Izabel Cristina Micheline Pizani e Gizeli Albuini Lot

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Alunos da UNIPAR; Voz do Batuque; Carlos Musical Som; Julia Cavalari e Felipe; Vanderci Volpato (Passeio de Trenzinho)

Para nós, enquanto educadoras trabalharmos em parceria com o Programa “A União Faz a Vida” é de suma importância, uma vez que, temos a oportunidade de ampliar o nosso conhecimento na busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Durante a realização do nosso Projeto “Brinque, cante e encante”, pudemos observar o quanto às crianças se desenvolveram. A evolução das crianças pode ser observada durante as atividades, na melhora da coordenação motora, na memorização e oralidade, uma vez que aprenderam as canções, cantam e dançam sem maior dificuldade. Estão em processo de aprendizagem de regras e limites. Ampliaram seu conhecimento de mundo, pois conheceram novos lugares, instrumentos musicais diversificados, ouviram sons e ritmos diferentes.
Izabel Cristina Micheline Pizani e Gizeli Albuini Lot | Professor(a)