Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Família e escola: união que faz a diferença. Muito bom chamar as famílias para participar desse projeto, da reunião, pintando as camisetas e no desfile. A minha mãe gostou de ir desfilar junto comigo e com meu irmão. Ela ficou feliz em mostrar que nós podemos fazer bonito junto com nossos colegas. Gostei de todos que trabalham na escola irem ao desfile junto também.
Claucir de Oliveira | aluno(a)
“Gostei muito de participar da reunião, a gente fica sabendo o que está acontecendo com nossos filhos, conversei com as outras mães sobre nossas crianças. Ver meus filhos com a camiseta que fizemos juntos foi bem bom, ficou bem bonito o desfile com as famílias junto. Acho que se não tivesse ido na reunião não iria desfilar nem assistir ao desfile. E senti bem e orgulhosa em desfilar com meus filhos.”
Eva C. de Oliveira - Mãe | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância da família no cotidiano escolar da criança? O que fazer para aproximar a família da escola?

Expedição Investigativa

Foi realizado um encontro com pais, responsáveis e as crianças, assim iniciou-se uma conversa sobre a importância da família e a escola caminharem juntas. Foi passado também um vídeo “importância dos bons exemplos”, o filme retratou a relação da criança com o adulto. Assim houve uma conversa a respeito das boas relações no cotidiano escolar e das famílias. Observamos que muito tem se dito sobre a importância da relação entre escola e família. A escola tem se mobilizado para que isto ocorra, mas que apesar de todos os esforços a atuação dos pais é muito rara. A família cada vez mais se exime da responsabilidade do educar, transferindo para a escola esta tarefa, sendo necessário um chamamento para resgatar esse convívio entre estas duas instituições tão importantes no desenvolvimento da pessoa.

Objetivos

Resgatar a participação efetiva da família na escola.

Comunidade de Aprendizagem

Coordenação do Camping, Músico, Pais \nExtencionista da EMATER, Artesão, Psicóloga, Assistente Social, Odontóloga e Palestrante.

Articulação com o currículo

Será realizada uma pesquisa nas famílias e construído um painel que ficará exposto no refeitório da SR.\nPesquisar o histórico familiar da criança e representada na da árvore da família.“Quem cuida de mim?”\nSerá realizado um passeio ao camping local onde serão realizadas atividades com os pais e as crianças a fim de propiciar momentos de integração, reforçando as relações entre família x escola.\nSerá realizado visitas a algumas famílias das crianças. Mensalmente serão organizadas oficinas de culinária, artesanato e alimentação saudável, as crianças convidarão um familiar para participar, além da oficina oferecer outras receitas. \nPalestras para as famílias e alunos com a psicóloga, assistente social, odontóloga e grupos de apoio, propiciando momentos de cuidado e respeito com o corpo: higiene, respeito, sexualidade...\nPalestras para os pais com, Alaim Baderna com o tema: “Novo mundo novos desafios: família e escola educando juntas.”


Ficha Técnica
Escola
EMEF John Kennedy - Sala de Recursos

Turma
4 turmas

Número de alunos
50

Educadores
Loreni Colussi – Marilaine Garletti – Marilene S. Alba – Caciane Tur – Sandra P. Spezia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Comunidade em Geral

Cada vez mais família e escola precisam dialogar e projetos que de alguma forma envolvam a família em atividades escolares só trazem benefícios ao desenvolvimento da criança. \nNeste projeto percebemos a satisfação das famílias e das crianças nas atividades propostas, ponto positivo ao trabalho realizado. A participação da família se reflete em sala de aula e na casa de cada criança.