Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo das formigas! As formigas não tem ferrão, elas soltam ácido e também andam em fila e o formigueiro é pequeno por fora e grande por dentro. Toda formigueiro tem uma rainha e quando ela morre o formigueiro não existe mais. Quando a gente lava o quintal, tem formigueiro que desmorona e as formigas vivem 60 dias ou mais.
Angelina Pereira de Novaes | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos de vivo aqui?

Expedição Investigativa

A turma do 3º ano “b” matutino juntamente com a professora Simone , saíram para uma aula extra classe, no dia 12 de abril em horário de aula, no bairro do distrito de Vidigal para uma observação sobres seres vivos e não vivos, durante o qual puderam ver de perto plantas, pedras, animais, formigueiro, etc. uma experiência que jamais será esquecida! com algumas informações sobre o tema, dado pela professora, os estudantes, muito curiosos e encantados, fizeram muitas perguntas. A atividade de pesquisa ou investigação surge quando há necessidade de buscar informações que auxiliem no aprofundamento e na apropriação dos conteúdos que estão sendo estudados.

Objetivos

Apresentar a importância de conhecer o que vemos em nossa volta com o intuito de aprendermos sobre os seres vivos e não vivos e suas determinadas funções na vida do ser humano. Entender que a natureza é viva que ela nasce, cresce, reproduz e morre.
As atividades aqui propostas têm como objetivo promover a participação coletiva dos pais, dos estudantes, da escola, valorizando o trabalho em grupo sendo capaz de ação crítica e cooperativa para o envolvimento dos alunos nesse processo dinâmico de construção coletiva do conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 31 de Agosto de 2018, os profissionais Flavio e Carol da Secretaria da Agricultura estiveram na nossa escola, atendendo à solicitação da Professora Maria José para uma palestra sobre as formigas para os alunos do 3ºB. Os alunos questionaram os profissionais, fizeram perguntas e sentiram muito a vontade para tirarem suas dúvidas.
Foi emocionante ver a curiosidade das crianças fazendo perguntas e questionamentos.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: seres vivos e seres não vivos, seres vertebrados e invertebrados, a organização dos seres vivos no ambiente, os cinco sentidos, habitat (biomas) para algumas espécies de seres vivos, matéria e suas transformações.
ARTE: arte visual (proporção, tamanho); teatro; dança (movimento); ilustração; desenho; recorte; pintura; confecções de cartazes; confecção de um formigueiro.
LÍNGUA PORTUGUESA: leitura, escrita e oralidade de gêneros textuais (fábulas, cantigas, convite, texto informativo, poesia, lista, histórias; notícia); interpretação textual; gramática, ilustração, ortografia.
MATEMÁTICA: cálculo de raciocínio lógico (situações problema); relação entre quantidades; operações fundamentais; seriação numérica; sequência numérica; geometria (espaço e forma); tabelas e gráficos.
GEOGRAFIA: noções de espaço (orientação e localização); representação de espaço, estações do ano e sua influência no cotidiano das pessoas.
HISTÓRIA: definir coletivamente, regras de convivência no espaço.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
3º ano B

Número de alunos
14

Educadores
Maria José de Camargo Furlan

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Secretaria da Agricultura

Em parceria com o Programa A União Faz a Vida, a turma do 3º ano B, da Escola Municipal João Bueno de Godoy, desde o início do ano de 2018, vem desenvolvendo o Projeto “O mundo das formigas”, que tem como objetivo compreender e conhecer este mundo tão desconhecido. Logo que iniciamos o projeto tivemos a oportunidade de desenvolver diversas atividades práticas e sistematizadas. Visitamos uma área rural com o objetivo de conhecer um formigueiro, onde foi despertada a curiosidade sobre rotina das formigas, hábitos entre outros. Além do conhecimento científico o projeto ajudou desenvolver o espírito de cooperativismo, união e respeito entre os alunos. Portanto, o Programa fez a diferença na vida das crianças proporcionando momentos de respeito e solidariedade que levarão pra toda vida.
Maria José de Camargo Furlan | Professor(a)