Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A-do-le-tê... Eu preciso de você!
Pergunta Exploratória

Qual é o sentimento/sensação de deixar seu filho(a) na escola? E ao buscá-lo?

Expedição Investigativa

A partir da necessidade de compreender o que os pais sentem ao deixar o filho(a) na escola, enviamos para os familiares um questionamento sobre o tema.

Objetivos

Desenvolver ações que aproximem as famílias à escola, a fim de proporcionar maior segurança aos pais e uma relação de afetividade.

Comunidade de Aprendizagem

Silvane; Fátima; Jaíne; Juliana; Marisane; Jaqueline; Jardel; Paulo; Juciê; Jardel; Jocemar; Cassiano; Silvane; Famílias de todos os alunos.

Articulação com o currículo

Partes do corpo; Cores; Movimentos gestuais; Ritmo e melodia: Canto “coelhinho da Páscoa”, fazendo os gestos deste; Pintura facial e foto no ninho do coelhinho; Ritmo e melodia; Afetividade; Socialização; Cores: Musica “Pra mamãe”; Cartão para as mães com carimbo do pé; Entrega de mimos na homenagem às mães; Cuidados com o corpo; Coordenação motora; Tapete das sensações; Equipamento Pikler: Estimular as crianças para que explorem o tapete; Caminhar nas pedras britas. Espessura; Textura; estimular alguns dos sentidos: TATO: bola, ursos, gelo, creme, milho. AUDIÇÃO: música alta e baixa, tocar alguns dos instrumentos que tem na escola: violão, pandeiro, tambores; OLFATO: café; perfume; PALADAR: abacaxi, beterraba, sal, limão. Ritmo e melodia; Movimentos gestuais; Cores; Marcas gráficas; Cantigas juninas; Vestimentas típicas; Carimbo das mãos para confeccionar cartaz da fogueira junina; Ornamentação da sala sobre Festa Junina.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Doce Infância

Turma
Berçário

Número de alunos
13

Educadores
Angela Bressan e Deise Fraga

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Famílias

Numa conversa com os pais percebemos a necessidade de compreender o que sentem ao deixar o filho(a) na escola, bem como a sensação ao vir buscá-lo(a).