Classificação: Identidade
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Quem sou eu? Considero que a Gabriela descobriu muito sobre ela, pois despertou sua curiosidade para saber o significado do seu nome, como aconteceu seu nascimento. A atividade que ela mais gostou foi fazer a carteira de identidade, que ela carimbou o dedo para fazer o documento e percebeu os traços dos dedos. Como mãe, afirmo, que proporcionar as crianças conhecer elas mesmas, é primordial para que eles cresçam mais independentes e com maior autoestima.
Cristiane Cavalari Auerbach | responsável
Pergunta Exploratória

O que fazemos aqui?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no dia 18/04/2018 em um cartório de Registro Civil da cidade de Cianorte, quem nos recebeu foi o Dr. Mauro ele é responsável por toda documentação do cartório. As crianças estavam ansiosas para saber o que era um cartório o que iria acontecer. A visita foi gratificante pois nos deu base para seguir os passos seguintes do nossso projeto. Todos fizeram perguntas como eles sabem que nasceu uma criança, ou quando morre uma pessoa entre outras. Esse dia foi marcado por muitas descobertas, como foi bom eles verem nos livros as suas certidões de nascimento. Foram muitas as descobertas que trouxeram para a sala de aula.

Objetivos

- proporcionar aos estudantes a apropriação de sua identidade;
- conhecer a história e significado do seu nome;
- construção e valores em relação as outras pessoas;
- aquisição de novas formas de valores;

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi realizada no dia 03/10/2018 com a presença de mães e pais dos estudantes (Marcela, Ruberlei e Camila também foram feitos vídeos e depoimentos dos pais que não puderam participar). Foi uma manhã de muito aprendizado, pois os alunos puderam participar um pouco da vida um do outro já que eles estudam desde o centro de educação juntos. Queriam saber qual foi a pior arte de cada um, o que falaram primeiro, quando começaram a andar entre outras. Se emocionaram com os vídeos principalmente a da estudante Larah, pois a mãe mora em outra cidade.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: leitura e interpretação, sistematização da escrita, gêneros textuais ( músicas, quadrinhas entre outros) palavras escondidas, escrita do nome, análise linguística reconstrução do código linguístico;
Matemática: correspondência termo a termo, relação numeral/quantidade, pesos e medidas;
Ciências: classificação dos órgãos dos sentidos e qual a função de cada um, esquema corporal, hábitos de higiene, alimentação saudável;
Geografia: lateralidade, noções de tempo e espaço;
História: origem do nome e sobrenome, diferentes formas de organização familiar, vida em sociedade;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
2º ano A

Número de alunos
26

Educadores
Daniela Bessani Silva

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Marcela, Ruberlei e Camila (são pais dos alunos).

O projeto é algo que nos contagia. No início parece tudo difícil e sem muita sequência, porém no decorrer dos meses vamos amarrando os conteúdos, e quando chegamos ao final da jornada ficamos felizes ao ver como as crianças se desenvolveram e compreenderam acerca dos assuntos e conteúdos trabalhados nos meses que se passaram.
Daniela Bessani Silva | Professor(a)