Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A VIDA DAS FORMIGAS EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FORMIGAS, ENTRE ELAS ESTÃO: FORMIGA LIMÃO, FORMIGA FOGO, FORMIGA FANTASMA E A FORMIGA FARAÓ. A MORDIDA DA FORMIGA FARAÓ PODE LEVAR A MORTE. NO FORMIGUEIRO TEM TÚNEIS, SÃO AONDE ELAS GUARDAM AS COMIDAS E OS OVOS, NO FORMIGUEIRO A FORMIGAS RAINHA, MACHO, OPERÁRIAS E SOLDADOS, CADA UMA COM UMA FUNÇÃO. A RAINHA TEM A FUNÇÃO DE POR OVOS, A OPERÁRIA É ENCARREGADA DE TRAZER COMIDA E CUIDAR DOS OVOS, A SOLDADO PROTEGE A RAINHA E O FORMIGUEIRO. AS FORMIGAS SENTEM CHEIRO PELAS ATENAS E SOLTAM UM ÁCIDO QUE AJUDAM A NÃO SE PERDEREM UMA DA OUTRA. AS FORMIGAS SÃO INSETOS INVERTEBRADOS. A FORMIGA NA SUA PATA CONTÉM PELOS QUE NÃO PERMITE CAIR E A RAINHA É FÉRTIL E POR ISSO, ELA É A ÚNICA FORMIGA QUE BOTA OVOS. A FORMIGA SOLDADO É A MAIS FORTE DO FORMIGUEIRO, POR ISSO, PROTEGE O FORMIGUEIRO.
ISADORA DE CAMPOS VITORINO | aluno(a)
EU, PAULA, MÃE DO ALUNO NICOLAS LIMA, ACHEI MUITO INTERESSANTE O PROJETO DA SICREDI SOBRE AS FORMIGAS. MEU FILHO CHEGOU MUITO ENTUSIASMADO COM AS CURIOSIDADES QUE DESCOBRIU, ME CONTOU QUE AS FORMIGAS TEM MUITOS OLHOS QUE SÃO CHAMADOS DE MICRO OLHOS, TAMBÉM DISSE QUE SÓ A RAINHA DO FORMIGUEIRO BOTA OS OVOS E FALOU SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FORMIGAS ALÉM DE MUITAS OUTRAS CURIOSIDADES. ACHEI MUITO INTERESSANTE ELE SABER QUANTO UM INSETO TÃO PEQUENINO PODE SER IMPORTANTE PARA O MEIO AMBIENTE. OBRIGADA A ESCOLA E AO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA.
PAULA PAIVA GODOY SILVA LIMA | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE VEMOS DE VIVO AQUI?

Expedição Investigativa

NO DIA 11 DE ABRIL A PROFESSORA COMEÇOU A AULA TRABALHANDO CIÊNCIAS, SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS. NO DIA 12 DE ABRIL, A PROFESSORA LEVOU OS ALUNOS PARA OBSERVAR NO BAIRRO OS SERES VIVOS E OS SERES NÃO VIVOS.
A TURMA DO 3º ANO “A” MATUTINO JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SIMONE LIEBL MOREIRA, SAÍRAM PARA UMA AULA EXTRACLASSE, NO DIA 12 DE ABRIL EM HORÁRIO DE AULA, NO BAIRRO DO DISTRITO DE VIDIGAL PARA UMA OBSERVAÇÃO SOBRE SERES VIVOS E NÃO VIVOS, DURANTE O QUAL PUDERAM VER DE PERTO PLANTAS, PEDRAS, ANIMAIS, FORMIGUEIRO, ETC. UMA EXPERIÊNCIA QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDA! COM ALGUMAS INFORMAÇÕES DADAS PELA PROFESSORA, OS ESTUDANTES, MUITO CURIOSOS E ENCANTADOS, FIZERAM MUITAS PERGUNTAS.
A ATIVIDADE DE PESQUISA OU INVESTIGACÃO SURGE QUANDO HÁ NECESSIDADE DE BUSCAR INFORMAÇÕES QUE AUXILIEM NO APROFUNDAMENTO E NA APROPRIACÃO DOS CONTEÚDOS QUE ESTÃO SENDO ESTUDADOS.

Objetivos

APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O QUE VEMOS EM NOSSA VOLTA COM O INTUITO DE APRENDERMOS SOBRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS E SUAS DETERMINADAS FUNÇÕES NA VIDA DO SER HUMANO. ENTENDER QUE A NATUREZA É VIVA QUE ELA NASCE, CRESCE, REPRODUZ E MORRE.
AS ATIVIDADES AQUI PROPOSTAS TÊM COMO OBJETIVO PROMOVER A PARTICIPAÇÃO COLETIVA DOS PAIS, DOS ESTUDANTES, DA ESCOLA, VALORIZANDO O TRABALHO EM GRUPO SENDO CAPAZ DE AÇÃO CRÍTICA E COOPERATIVA PARA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NESSE PROCESSO DINÂMICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO. ADQUIRIR O HÁBITO DE OUVIR, FALAR, EXPRESSAR, RESPEITAR E ORGANIZAR O PENSAMENTO.

Comunidade de Aprendizagem

NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2018, TIVEMOS A VISITA DE FLÁVIO HENRIQUE NASCIMBENI FORMANDO EM AGRONOMIA E
CAROLINA LARANHAGA DE MARQUI, FORMADA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. AMBOS TRABALHAM NA SECRETÁRIA DA AGRICULTURA. DERAM UMA PALESTRA AOS ALUNOS DO 3º ANO “A” E 3º ANO “B”, SOBRE A VIDA DAS FORMIGAS. OS EDUCANDOS FICARAM SUPER ANIMADOS, COM OS VÍDEOS QUE ELES LEVARAM, PORQUE PUDERAM AUMENTAR AINDA MAIS SEUS CONHECIMENTOS, SE EMPOLGARAM PRINCIPALMENTE QUANDO FLÁVIO FAZIA PERGUNTAS E ELES SABIAM A RESPOSTA. FOI UMA EXPERIÊNCIA EMOCIONANTE E INESQUECÍVEL PARA OS EDUCANDOS. UMA DAS PERGUNTAS QUE FLÁVIO RESPONDEU FOI PORQUE AS FORMIGAS CORREM, ISSO ACONTECE DEVIDO AO FATO DELAS SOLTAREM UM LÍQUIDO PELO CAMINHO, PERMITINDO ASSIM ENCONTRAR O CAMINHO DE VOLTA. QUANDO ESSE CAMINHO É OBSTRUÍDO, ELAS ENTRAM EM PÂNICO E FICAM CORRENDO COMO LOUCAS, POR QUE SE SENTEM AMEAÇADAS.

Articulação com o currículo

ARTE: ARTE VISUAL (PROPORÇÃO, TAMANHO); TEATRO; DANÇA (MOVIMENTO); ILUSTRAÇÃO; DESENHO; RECORTE; PINTURA; CONFECÇÕES DE CARTAZES; SIMETRIA.
CIÊNCIAS: SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS, SERES VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS, A ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS NO AMBIENTE, OS CINCO SENTIDOS, HABITAT (BIOMAS) PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE SERES VIVOS, MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.
LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS (FÁBULAS, CANTIGAS, TEXTO INFORMATIVO, POESIA, LISTA, HISTÓRIAS; PIADA); SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA; GRAMÁTICA, COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ORTOGRAFIA.
MATEMÁTICA: CÁLCULO DE RACIOCÍNIO LÓGICO (SITUAÇÕES PROBLEMA); RELAÇÃO ENTRE QUANTIDADES; OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS; SERIAÇÃO NUMÉRICA; SEQUÊNCIA NUMÉRICA.
GEOGRAFIA: NOÇÕES DE ESPAÇO (ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO); REPRESENTAÇÃO DE ESPAÇO, ESTAÇÕES DO ANO.
HISTÓRIA: DEFINIR COLETIVAMENTE, REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR (COMO FORMAR FILA, TRABALHAR EM EQUIPE, ETC.).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
3º ano A

Número de alunos
14

Educadores
Simone Liebl Moreira

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Flávio Henrique Nascimbeni e Carolina Laranhaga de Marqui

FOI MUITO INTERESSANTE TRABALHAR COM OS ESTUDANTES DO 3º ANO A. ESSE PROJETO ABRANGE UM AMPLO CAMPO DE APRENDIZAGEM COM TEMAS VARIÁVEIS RELACIONADOS COM NOSSO DIA A DIA.
O QUE MAIS GOSTEI DE TRABALHAR E APRENDER FOI COMO AS FORMIGAS SÃO BEM ORGANIZADAS ENTRE SI, E A ESTRUTURA DE UM FORMIGUEIRO É UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE.
COM CERTEZA ASSIM COMO EU FIQUEI IMPRESSIONADA COM A VIDA DESSES PEQUENOS INSETOS, OS EDUCANDO TAMBÉM FICARAM. VIMOS FORMIGUEIROS CONSTANTEMENTE NO NOSSO COTIDIANO, E NUNCA IMAGINARÍAMOS A GRANDEZA QUE TEM POR TRÁS DE UM “PEQUENO” FORMIGUEIRO.
SIMONE LIEBL MOREIRA | Professor(a)