ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA / FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA
“ Eu acho o projeto importante, porque nós fizemos pesquisas na internet e realizamos vários trabalhos sobre o lixo, para conscientizar os colegas e a comunidade a darem um destino adequado ao lixo produzido, assim estaremos contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Aluna Talisa Rodrigues Ferraz | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como podemos colaborar para termos uma alimentação saudável e natural em nossa escola/família?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de questionários aos alunos sobre o projeto de leitura desenvolvido semanalmente na escola com uma aula de leitura sobre o lixo no ambiente escolar e domiciliar. Também foram realizadas saída a campo nas propriedades rurais: leiteira, caprinocultura, propriedade sustentável, além de gincanas. Também foram realizadas reuniões para os alunos escolherem os temas de interesse da turma e a futura apresentação dos trabalhos a comunidade escolar.
Objetivos
-Rever hábitos saudáveis;
-Conscientizar alunos sobre a importância de produzir mudas de hortaliças na escola, cultivá-las e comercializá-las.
-Produzir e cultivar mudas de flores no pátio da escola;
-Conhecer fonte energia solar;
-Coletar dados através de questionário sobre projeto de leitura na escola e lixo;
-Organizar tabelas e gráficos;
-Incentivar o cultivo e consumo de diferentes hortaliças, alimentos naturais e sua partilha;
-Incentivar alunos sobre o hábito de praticar leitura no dia a dia;
-Embelezar o pátio da escola com flores e árvores ornamentais;
-Cuidar do Horto Medicinal e estudar o uso de cada planta no devido horário para seu melhor funcionamento;
-Identificar diferentes tipos de flores e épocas de plantio.
-Diferenciar árvores nativas, exóticas e frutíferas;
-Realizar oficinas práticas;
-Produzir textos;
-Interpretar gênero textual: receita.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários) e demais envolvidos - PUFV ( SICREDI) e SMEC.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS: Adubo orgânico produzido na composteira da escola; Compostagem, decomposição dos materiais, cuidados com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável, coleta seletiva, cultivo de verduras, relógio do corpo humano, árvores, flores, lixo, energia solar;
LÍNGUA PORTUGUESA: produção de texto; elaboração de questionários, entrevistas, produção de vídeos e power point.
MATEMÁTICA: Cálculo “custos e lucros”, durante o processo de produção e cultivo das mudas de hortaliças; Unidades de medidas; Construção de tabelas e gráficos; Sistema monetário brasileiro;
HISTÓRIA: Origens da poluição das águas dos rios.
GEOGRAFIA: Energia solar, lixo.
ARTES: Peça teatral, Confecção de roupas com material reciclável, Oficinas práticas; Receitas.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Dramatização, dança, passeio.
ENSINO RELIGIOSO: Cooperação, Valores e Partilha.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Primeiramente foi realizada reunião para apresentação do tema central do projeto da escola, a partir de sugestão dos professores, em seguida os alunos (anos finais) opinaram sobre o que gostariam de pesquisar, já nos anos iniciais os professores definiram o que trabalhar.