Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA / FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA Eu acho o projeto importante, porque nós fizemos pesquisas na internet e realizamos vários trabalhos sobre o lixo, para conscientizar os colegas e a comunidade a darem um destino adequado ao lixo produzido, assim estaremos contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Aluna Talisa Rodrigues Ferraz | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como podemos colaborar para termos uma alimentação saudável e natural em nossa escola/família?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de questionários aos alunos sobre o projeto de leitura desenvolvido semanalmente na escola com uma aula de leitura sobre o lixo no ambiente escolar e domiciliar. Também foram realizadas saída a campo nas propriedades rurais: leiteira, caprinocultura, propriedade sustentável, além de gincanas. Também foram realizadas reuniões para os alunos escolherem os temas de interesse da turma e a futura apresentação dos trabalhos a comunidade escolar.

Objetivos

-Rever hábitos saudáveis;
-Conscientizar alunos sobre a importância de produzir mudas de hortaliças na escola, cultivá-las e comercializá-las.
-Produzir e cultivar mudas de flores no pátio da escola;
-Conhecer fonte energia solar;
-Coletar dados através de questionário sobre projeto de leitura na escola e lixo;
-Organizar tabelas e gráficos;
-Incentivar o cultivo e consumo de diferentes hortaliças, alimentos naturais e sua partilha;
-Incentivar alunos sobre o hábito de praticar leitura no dia a dia;
-Embelezar o pátio da escola com flores e árvores ornamentais;
-Cuidar do Horto Medicinal e estudar o uso de cada planta no devido horário para seu melhor funcionamento;
-Identificar diferentes tipos de flores e épocas de plantio.
-Diferenciar árvores nativas, exóticas e frutíferas;
-Realizar oficinas práticas;
-Produzir textos;
-Interpretar gênero textual: receita.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários) e demais envolvidos - PUFV ( SICREDI) e SMEC.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: Adubo orgânico produzido na composteira da escola; Compostagem, decomposição dos materiais, cuidados com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável, coleta seletiva, cultivo de verduras, relógio do corpo humano, árvores, flores, lixo, energia solar;
LÍNGUA PORTUGUESA: produção de texto; elaboração de questionários, entrevistas, produção de vídeos e power point.
MATEMÁTICA: Cálculo “custos e lucros”, durante o processo de produção e cultivo das mudas de hortaliças; Unidades de medidas; Construção de tabelas e gráficos; Sistema monetário brasileiro;
HISTÓRIA: Origens da poluição das águas dos rios.
GEOGRAFIA: Energia solar, lixo.
ARTES: Peça teatral, Confecção de roupas com material reciclável, Oficinas práticas; Receitas.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Dramatização, dança, passeio.
ENSINO RELIGIOSO: Cooperação, Valores e Partilha.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Primeiramente foi realizada reunião para apresentação do tema central do projeto da escola, a partir de sugestão dos professores, em seguida os alunos (anos finais) opinaram sobre o que gostariam de pesquisar, já nos anos iniciais os professores definiram o que trabalhar.

Ficha Técnica
Escola
EMEF SANTO ANTÔNIO

Diretor
MARTA DE LOURDES H DUTRA

Turma
Pré A ao 9º ano

Número de alunos
89

Educadores
Todos os 11 professores

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Apoiadores
Comunidade escolar, Programa A União Faz A Vida (SICREDI)

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
O Projeto do PUFV está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos, favorece a pesquisa, proporciona momentos de reflexão e trocas de experiências e acima de tudo promove a conscientização de toda comunidade escolar a buscar alternativas saudáveis para a obtenção de uma melhor qualidade de vida em seu meio.
Adriana Decker de Quadros | Professor(a)