Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O ALGODÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO Eu adorei o passeio, conhecer a plantação de algodão e participar do “Programa A união faz a vida”. A partir da expedição comecei a prestar atenção se os produtos tem origem animal ou vegetal. O algodão é muito importante para confecção de roupas e foi muito interessante saber tantas coisas novas”.
Ana Clara do Nascimento | aluno(a)
“MInha filha, no dia do passeio chegou muito empolgada contando tudo que viu no trajeto e lá na plantação. Agora sempre que aprende alguma coisa sobre o tema, divide com a família”
Tânia, mãe da aluna Nathallyn | responsável
Pergunta Exploratória

COMO SE PLANTA ALGODÃO?

Expedição Investigativa

A expedição com alunos do 3º ano A aconteceu durante um passeio pela área rural, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver o rio Tibagi e várias plantações de milho, trigo e em especial a plantação de algodão, onde ficaram maravilhados, pois nunca tinham visto um algodoeiro. Todos colheram um pouco de algodão para mostrar para família. Observaram o plantio e o desenvolvimento da planta, pois nos pés de algodão ainda tinham alguns com flores e maçãs antes de abrir.\nNo retorno tiveram a oportunidade de ver a extração de eucalipto, que chamou muito a atenção dos alunos. \nFoi um dia muito especial, onde os alunos adquiriram novos conhecimentos, o que nos deixa satisfeitos por participar do Programa “A União faz a vida” .

Objetivos

Conscientizar as crianças da importância do trabalho cooperativo;\nIncentivar os alunos a fazerem questionamentos;\nDespertar o interesse na aprendizagem significativa;\nConhecer a cultura algodoeira.

Comunidade de Aprendizagem

A participação no Programa “A União faz a Vida” por meio da comunidade de aprendizagem do projeto “ O algodão e sua importância para o mundo” foi uma experiência muito gratificante profissional e pessoalmente.\nProfissionalmente por ter a possibilidade de contribuir a partir de minha vivência técnico profissional com a construção de uma nova visão sobre o cultivo e ciclo de vida do algodoeiro e sua utilização na sociedade contemporânea. No âmbito pessoal, me senti muito acolhido e envolto pela participação e curiosidade dos alunos em relação ao tema. Os alunos se mostraram muito comprometidos e motivados em relação ao mundo do algodão. \nParabenizo a professora responsável e os alunos pelo ótimo trabalho que estão desenvolvendo.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa–gênero textual ; texto informativo; produção textual;\nHistória– sociedade rural: trabalho rural; trabalho urbano; indústria e serviços; agricultura e pecuária; o meio ambiente onde vivemos: vegetação.\nMatemática – medidas: massa;\nCiências: água- poluição e contaminação.\nGeografia: Os grupos humanos modificam a superfície terrestre e criam diferentes lugares para viverem: paisagem natural e paisagem modificada; o surgimento das cidades.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUN. PROF. NELSON JOÃO SPERANDIO

Diretor
SUSANNE TORRES GUIMARÃES

Turma
3 ANO A

Número de alunos
31

Educadores
JOSIANE VILELA GROU

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
JOÃO BATISTA JUNIOR

Trabalhar com o Programa “A União faz a Vida” a cada ano vem agregando valores a minha formação profissional e oportunizando um novo olhar para aprendizagem significativa.\n Ao utilizar a metodologia do programa, articulando o currículo e a prática e incentivando o trabalho em grupo de forma colaborativa, contribuiu para melhorar relacionamento entre os alunos, incentivando-os a serem mais participativos e críticos.”
josianevilela@hotmail.com | Professor(a)