Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância dos animais no desenvolvimento infantil Quanto ao passeio a loja de animais, minha filha falou muito sobre a iguana e um dia quando fui com ela a loja, ela chegou perguntando para o vendedor sobre a iguana. No dia do passeio no parque Cinturão Verde, falou muito sobre a bióloga e comentou sobre os animais que estavam no vidro (cobras) e que os animais tinham olhos de boneca. Ela sempre gostou dos animais e sempre respeitou e gosta de se aproximar.
Eliane Merces Fertonani | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos nesse lugar?

Expedição Investigativa

No dia 18 de abril de 2018, realizamos a expedição investigativa com as turmas do Pré II “D”, o local escolhido foi a loja de animais Fauna Brasil, localizada na Avenida Goiás, nós professoras fomos para investigação com a intenção de trabalhar os diferentes tipos de animais existentes no brasil. antes de sair não falei para os alunos qual seria o local, somente que seria uma surpresa.
Chegando ao local da expedição fiz a pergunta exploratória e os alunos ficaram maravilhados com os animais, conversando um com os outros, mostrando os animais para o amigo, perguntando os nomes de alguns animais que não sabiam ao funcionário da loja que nos acompanhou durante a visita, alguns alunos perguntaram sobre o que os animais comem, principalmente da iguana, um animal diferente fora da vivência dos alunos.

Objetivos

Desde que nascemos somos apresentados ao mundo animal, inicialmente por meio dos brinquedos geralmente muito coloridos, macios e com os barulhos característicos de cada animal e posteriormente com os animais domésticos seres vivos que despertam na criança ainda mais fascínio, por serem seres que despertam sentimentos e a observação de algumas necessidades semelhantes ou homem. Fazem também parte do seu imaginário e repertório musical e de imitações.
Ao estudar os animais, as crianças aprendem sua própria natureza, as particularidades de cada espécie, o meio ambiente e a ter responsabilidade de uma forma leve e divertida.

Comunidade de Aprendizagem

Realizamos a inserção da comunidade na construção da aprendizagem das crianças no dia quatro de Setembro de 2018 em uma visita a Secretária Municipal do Meio Ambiente, onde fomos muito bem recebidos pela Bióloga Cristiane Roco, coordenadora da Educação Ambiental. Optei por levá-los a secretária, pois, a bióloga pode enriquecer ainda mais o nosso trabalho com informações técnicas e eles terem um contato concreto com o parque cinturão verde.

Articulação com o currículo

Natureza e sociedade – Ampliar o conhecimento dos estudantes a cerca da diversidade de animais e seus habitats; observação da paisagem que nos cercam e os animais que vivem nele;
Linguagem e escrita – Desenvolver a oralidade e a capacidade de fazer questionamentos e expor suas ideias de acordo com o assunto trabalhado; leitura de imagem; Interpretação oral;
Movimento– Ampliar as habilidades manuais com o manuseio de diferentes materiais; coordenação motora-fina e viso-mtora;
Artes visuais – Percepção visual, cores primarias; criação de desenhos por meio de repertório próprio da música apresentada;
Autonomia e identidade: Trabalho em grupo, cooperação, apropriação de regras pré - estabelecidas para o desenvolvimento de jogos;
Música: Apreciação de diferentes gêneros musicais;
Matemática: Contagem oral, relação numeral/quantidade; contagem oral;


Ficha Técnica
Escola
Escola Gonçalo Moreno Gutierres

Turma
Pré IID

Número de alunos
22

Educadores
Franciele Alves Gonçalves

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Janeslaine Ruiz e Vilma Aparecida Crizol Pedralli

O programa A União Faz a Vida veio para colaborar e agregar muito em minha prática pedagógica, mostrando uma diferente metodologia a qual eu não conhecia, porém, ao desenvolve - lá em minha sala de aula, observei ótimos resultados, assim, como o programa propõe.
Franciele Alves Gonçalves | Professor(a)