A Importância do Ciclo da Água para os Seres Vivos
“ Eu aprendi com o meu projeto A Importância do Ciclo da Água para os seres vivos, que nós devemos economizar a água na lavagem de roupa, louça, etc. porque quando a água acabar, a água será do mar e então os engenheiros deverão limpar e tratar a água, senão nós, as plantas e os animais iremos sofrer sem ela.
Ingrid Carvalho Lourenço | aluno(a)
“ O Flávio comentou a importância de economizar água e também me alertou para o consumo correto da água, pois este é um bem precioso que podemos preservar e utilizar com sabedoria.
Vanessa Natália Bonetz | responsável
Pergunta Exploratória
Por qual caminho percorre este rio?
Expedição Investigativa
O território escolhido para realizar a expedição investigativa foi à visita ao Pontal do Ivaí no município de Ivatuba Pr. para observarem o percurso do rio. A educadora da turma do 4º ano “A”, professora Elisangela e a coordenadora do projeto Maria Luiza marcaram o ônibus e a visita, ficando assim marcado para o dia 12 de abril. Os alunos observaram e apreciaram com muita alegria. Alguns dos alunos se arriscaram em dizer que desce, outros disseram que vai pra lá, outros disseram que vai pra baixo, que deságuam em outros rios pelo fato de já termos lido e discutido sobre os mesmo, outros não arriscaram a falar. Todos estavam empolgados e muitos ansiosos para molhar a mão na água e com a permissão da professora fizeram e até pegaram o barro que estava por baixo, dizendo que água estava gelada e suja, devido o rio estar cheio.
Surgiram várias perguntas sobre o Rio Ivaí, curiosidades.
Objetivos
Conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água e sua importância para o planeta.
Comunidade de Aprendizagem
Professor de Geografia Roni Aparecido Fernandes.
Sr. Lourenço, funcionário da SANEPAR.
Visita à uma bomba\\\'água, orientada pelo Sr. Paulo Ricardo.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, elaboração de textos e reescrita de textos em diversos gêneros e gramática.
MATEMÁTICA: Análise, interpretação e elaboração de situações problemas envolvendo as 4 operações. Leitura, interpretação e construção de gráficos com base em dados coletados.
CIÊNCIAS: Ciclo da água, leitura de textos, interpretação. Água e misturas. Saneamento básico. Alimentação adequada.
GEOGRAFIA: Explorando mapas hidrográficos do Paraná, interpretação de textos e leitura. Principais rios do Pr. Previsão do tempo e tipos de agricultura.
Área do Conhecimento: Ciências, geografia, língua portuguesa e matemática.