Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Preservação da Água Eu aprendi que tem um ciclo da água que evapora, faz algumas coisas e chove. A água tem 3 estados, que são líquido, sólido e gasoso e tem um nome para se transformarem do sólido para líquido. E os nomes delas são função, solidificação, vaporização, liquefação, condensação e sublimação. E a gente vai aprender mais sobre a água.
Viníciius Ruiz Tenedini | aluno(a)
Quando estava escovando os dentes da Lívia, o Vinícius disse que tinha que desligar a torneira, pois isso economizaria mais da metade da água. Outro dia eu estava cozinhando o arroz e quando abri a panela tinha umas gotículas de água na tampa, então o Vinícius comentou que estava aprendendo sobre isso na escola e que isso se chama evaporação.
Márcia C. Cruz | responsável
Pergunta Exploratória

Por qual caminho percorre a água deste rio?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa dos alunos do 4º ano B foi realizada no dia 12/04/2018. Junto com a professora Luciane visitaram o Rio Ivaí passando pelo pontal.
Chegando ao local foi feito a pergunta exploratória aos alunos: Por qual caminho percorre este rio? Os alunos observaram e apreciaram com muita alegria. Alguns arriscaram em dizer que desaguam em outros rios pelo fato de já termos lido e discutido sobre os mesmo, outros não arriscaram a falar. Todos estavam empolgados e muitos ansiosos para molhar a mão na água.
Surgiram várias perguntas sobre o Rio Ivaí, curiosidades. Ficaram impressionados com a cor da água e depois foi surgindo algumas histórias que escutaram da família envolvendo o Rio Ivaí.

Objetivos

Esse tema irá conscientizar a todos que hoje o planeta está correndo um enorme risco de ficar sem a água que nós utilizamos. E que por isso devemos mudar o modo de preservar o que Deus nos deu sabendo mais sobre ela.

Comunidade de Aprendizagem

Professor de Geografia Roni Aparecido Fernandes.
Sr. Lourenço, funcionário da SANEPAR.
Visita à uma bomba d\\\\\\\\\\\\\\\'agua, orientada pelo Sr. Paulo Ricardo, funcionário da SANEPAR.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, interpretação, elaboração de textos e reescrita de textos de diversos gêneros e gramática.
MATEMÁTICA: Análise, interpretação e elaboração de situações problemas e gráficos com base em dados coletados.
CIÊNCIAS: A água, leitura de textos, interpretação,
GEOGRAFIA: Explorando mapas hidrográficos do Paraná, interpretação de textos, leitura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Afrânio Peixoto

Turma
4º B

Número de alunos
15

Educadores
Luciane Severino Pinto

Estado
Paraná

Município
Ivatuba

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IVATUBA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ivatuba
Secretaria Municipal de Educação

O projeto mais uma vez está vindo a nos orientar, ensinar sobre a importância da preservação da água para nós. Estou muito contente e satisfeita com a aprendizagem e a conscientização sobre a importância do bem mais precioso para a nossa vida. Tinha certeza que levarão esse ensinamentos para suas vidas.
Luciana Severino Pinto | Professor(a)