Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com o Município de Ivatuba Eu aprendi com o projeto que os primeiros homens que chegaram ao município de Ivatuba, tiveram que limpar o caminho, porque era pura mato e eles cortaram troncos, que reutilizaram para fazer as casa. Dentro da casa, e os colchões eram feitos de palha. Naquele tempo não tinha geladeira e para eles guardarem carne, só mergulhavam a carne na gordura e encheram a carne de sal. Eles tinham uma criação de gados, de suínos e criação de aves. Tiravam água do poço para fazer a comida e as mulheres eram muito úteis, porque elas tinham que lavar lá no rio e tinham que fazer da comida e tratar das criações.
Emanuely, Cabral de Souza | aluno(a)
Durante o trabalho com esse projeto, percebi o interesse do meu filho em saber mais sobre o município de Ivatuba, sobre como eram as coisas antigamente. Ele gostou muito do passeio que fizeram pelo município e das descobertas que ele fez ao conhecer melhor alguns lugares antigos e sua história. No decorrer do trabalho sempre vem para casa comentando o que aprendeu.
Silvana Maria Camaro Mezavila | responsável
Pergunta Exploratória

O que mudou em nossa cidade

Expedição Investigativa

Fizemos a expedição com um passeio pela cidade, observando as construções antigas e atuais.

Objetivos

Permitir ao aluno entender que o município tem origem e histórias diferentes, e cada um tem suas especificidades, de acordo com a diversidade cultural.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à casa do pioneiro, no museu Unicesumar.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Relatos orais;leitura de diferentes; gêneros textuais, vogais e consoantes em palavras, produção escrita individual e coletiva com sequência lógica (começo, meio e fim).
Matemática: Números e operações; Leitura e interpretação de gráficos;Características e propriedades dos sólidos geométricos;Medidas:de comprimento,temperatura,massa e capacidade
Ciências: A interdependência dos elementos da natureza e os seres vivos;Classificação dos animais;Cadeia alimentar;e Fotossíntese.
Geografia: Espaço geográfico do município;Limites e rios do município; Orientação e Atividades econômicas do município.
História: Formação,Transformação e Serviços públicos do município; Origem histórica do município; História e evolução das atividades econômicas;mudanças e permanências e Administração pública do município.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Afrânio Peixoto

Turma
3° Ano A

Número de alunos
16

Educadores
Eliane Aparecida Bonin Semprebon

Estado
Paraná

Município
Ivatuba

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IVATUBA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ivatuba
Secretaria Municipal de Educação

Confesso que, para mim, trabalhar com esse tema está sendo maravilhoso, pois sou apaixonada pelo meu município. E descobrir como tudo começou, junto com os alunos te sido uma experiência maravilhosa.
Eliane Aparecida Bonin Semprebon | Professor(a)