Os Lugares e suas Paisagens
“ A paisagem pode ser feia e bonita, como o parque do Japão, que é muito bonito e tem muitas árvores, tem um riozinho e muito verde. Já o lixão é uma paisagem feia, que tem muito lixo e pneus. Na cidade tem prédios, asfalto, casas, lojas, shoppings, mercados e hospitais. No campo tem poucas casas, muitas árvores, várias hortas, animais e não tem hospital, loja, shopping e prédios.
Alícia Vanso Cruz | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como é a paisagem desse lugar?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no parque do Japão, em Maringá. Lá os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um ambiente diferente de seu dia-a-dia.
Objetivos
• Reconhecer como são os ambientes durante as estações do ano;
• Identificar por que as paisagens se modificam;
• Conhecer os animais e sua relação com as paisagens e ambientes;
• Identificar as plantas e suas paisagens;
• Compreender o que é paisagem;
• Descobrir quais elementos podemos encontrar em uma paisagem;
• Valorizar e reconhecer as mudanças nas paisagens do município ao longo do ano;
• Descobrir as espécies de plantas japonesas e as paisagens do Japão;
• Identificar a diferença na paisagem do Japão com a paisagem do Brasil.
Comunidade de Aprendizagem
Diretora do Meio Ambiente, Roseli Celestino.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: leitura, caligrafia.
Matemática: situações problemas.
Geografia: paisagens do campo e da cidade, componentes naturais e componentes construídos.
Ciências: solo,ar, água, ambientes e relações climáticas.
História: o lugar onde vivo, a passagem do tempo.