Ajudando os Índios
“ Antes eu não sabia o que eram os índios, mas quando eu entrei no 1º ano B, o meu projeto era sobre os índios. Eu descobri que os índios viviam no Brasil e que todo Brasil era mata e eles viviam de caça e pesca e bebiam água do rio e quando os portugueses chegaram para encontrar riquezas, começaram a destruir a mata e construir casas e pontes, ruas e cidades e os índios descobriram tudo e os índios tiveram que aguentar. Mas eles ficaram cansados de receber ordens e rolou uma guerra. Muitos e muitos índios morreram e muitos portugueses também.
Júlia Caetano de Matia | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a sua história?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 06 de abril de 2018. Os alunos foram visitar a “Casa do Índio”, na cidade de Maringá estado do Paraná.
Objetivos
O projeto tem o propósito de mostrar a história dos índios brasileiros. Sabemos que existem vários povos indígenas, mas cada um com sua especificidade cultural, pois cada povo tem sua maneira própria de se relacionar com a natureza e com a forma de transformá-la para o proveito de uma sociedade.
A cultura se manifesta por meio da arte, da dança, da pintura, da religião, da comida, da música e do pensamento de um determinado povo.
Dessa forma, pretende-se que os alunos percebam que a cultura indígena é diferente da nossa, e que precisa ser respeitada, mas que também existem semelhanças entre a nossa cultura e a deles.
Também os alunos terão a oportunidade de ampliar a compreensão sobre a cultura indígena, conhecendo assim, alguns costumes e hábitos dos índios no Brasil, respeitando as suas manifestações culturais e aprendendo a valorizá-los.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com assistente social da ASSINDI, Sra. Driele.
Palestra com a nutricionista Ana Paula Presa de Rosse.
Palestra com a professora de História da UEM, Dra. Isabel Rodrigues.
Articulação com o currículo
Área do Conhecimento: História
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência.
Português:Leitura de histórias indígenas e seus valores, Conhecer o vocabulário usado pelos índios de grupos diferentes e descobrir seus significados, Compreensão de textos orais de gêneros e temas familiares, Produção de textos, Reflexões sobre aspectos gramaticais da língua por meio de textos diversificados.
Arte: Leitura de Imagem, Apreciação e reprodução da obra de Arte da “Índia Tapuia com criança”.
Filosofia: Respeito.
Ciências: Ambientes naturais e construídos, Alimentação, Preservação ambiental e sua importância para animais, vegetal e ser humano, Transformação da matéria prima em objetos artesanais e industriais.
Geografia: Comparar o modo de vida dos índios da Floresta Amazônica com o modo de vida dos índios que residem nas cidades, Diferentes paisagens.
Matemática: Representação de quantidade.