Os Alimentos
“ Conheci os alimentos que são saudáveis e os que são sobremesa.
Heitor Cezar Paio | aluno(a)
“ A partir do início do projeto Os Alimentos, pude perceber o interesse do meu filho por uma alimentação mais saudável. Nota-se também que ele reconhece os alimentos saudáveis e os que são sobremesa.
Karoline Alves da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
O que vamos comer hoje?
Expedição Investigativa
No dia 13 de abril fomos almoçar no Restaurante do Gaúcho na cidade de Doutor Camargo para que as crianças conhecessem um restaurante, vissem como é o seu funcionamento, dispensa, cozinha, alimentos e funcionários. Os alunos estavam empolgados com esse almoço, interessados em conhecer o local e saber o que iriam comer.
Objetivos
A escola desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. E como uma boa alimentação é sinal de uma vida saudável, os alunos precisam conhecer os alimentos que consomem, suas diferenças, características, importância e que muitos alimentos não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
O projeto leva à aprendizagem do conhecimento sobre os alimentos, pois este tema desperta grande interesse por parte dos alunos e através de diferentes fontes de pesquisa poderá oferecer um conhecimento básico sobre eles.
É importante conhecer os alimentos para formar hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Sônia Alves - Preparo de receita de bolo de cenoura com chocolate.
Amanda Requena Machado - preparo de bolo de morango.
Palestra com nutricionista Ana Paula Presa de Rosse.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Relatos orais; ampliação do vocabulário; gêneros textuais, vogais e consoantes em palavras, produção escrita não convencional, produção de textos coletivos (professor escriba).
Matemática: Relação número e quantidade; jogos, brincadeiras e literatura envolvendo quantidade, situações problemas com registro não convencional, seqüência lógica de tempo, identificação, classificação, leitura e construção de gráficos pictóricos e de barras através da coleta de dados e informações, com uso de materiais concretos.
Natureza e sociedade: alimentação: alimentos saudáveis e higiene com os alimentos, com o corpo, e do ambiente, produção de textos coletivos contendo os conteúdos aprendidos.
Identidade e autonomia: ações cooperativas e solidárias.
Artes: Produção artística com diferentes materiais; dramatização de histórias infantis.
Movimento e brincar: ritmo, equilíbrio e manipulação de objetos de diferentes formas trabalhados através do próprio corpo.