A vida dos índios
“ Aprendi muita coisa com o projeto. Aprendi com os índios como fazer artesanato. Agora vou falar o que eles comem: eles comem porco do mato e cobra. Agora vou falar sobre os índios selvagens: eles não gostam do homem branco, não gostam que eles cheguem perto da aldeia. Os índios selvagens já atiraram flecha em um avião. Muitas vezes eles comem animais contaminados porque os animais bebem água contaminada por causa da indústria de petróleo, daí os índios ficam doentes.
Benjamim Zanone Gonçalves | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a sua história?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 06 de abril de 2018. Os alunos foram visitar a “Casa do Índio”, na cidade de Maringá estado do Paraná.
Objetivos
O projeto tem o propósito de mostrar a história dos índios brasileiros. Sabemos que existem vários povos indígenas, mas cada um com sua especificidade cultural, pois cada povo tem sua maneira própria de se relacionar com a natureza e com a forma de transformá-la para o proveito de uma sociedade.
A cultura se manifesta por meio da arte, da dança, da pintura, da religião, da comida, da música e do pensamento de um determinado povo.
Dessa forma, pretende-se que os alunos percebam que a cultura indígena é diferente da nossa, e que precisa ser respeitada, mas que também existem semelhanças entre a nossa cultura e a deles.
Também os alunos terão a oportunidade de ampliar a compreensão sobre a cultura indígena, conhecendo assim, alguns costumes e hábitos dos índios no Brasil, respeitando as suas manifestações culturais e aprendendo a valorizá-los.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com a assistente social da ASSINDI, Sra. Driele.
Palestra com a nutricionista Ana Paula Presa de Rosse.
Palestra com a professora de História da UEM, Dra. Isabel Rodrigues.
Articulação com o currículo
Área do Conhecimento: História
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência.
Português: Leitura de histórias indígenas e seus valores, Conhecer o vocabulário usado pelos índios de grupos diferentes e descobrir seus significados, Compreensão de textos orais de gêneros e temas familiares, Produção de textos, Reflexões sobre aspectos gramaticais da língua por meio de textos diversificados.
Arte: Leitura de Imagem, Apreciação e reprodução da obra de Arte da “Índia Tapuia com criança”.
Filosofia: Respeito.
Ciências: Ambientes naturais e construídos, Alimentação, Preservação ambiental e sua importância para animais, vegetal e ser humano, Transformação da matéria prima em objetos artesanais e industriais.
Geografia: Comparar o modo de vida dos índios da Floresta Amazônica com o modo de vida dos índios que residem nas cidades, Diferentes paisagens.
Matemática: Representação de quantidades numéricas com uso de materiais concretos.