Classificação: Meios de Transporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Meios de Transporte O meu filho aprendeu o nome de cada um dos meios de transportes, o que é o trem, avião, caminhão. Sabe reconhecer quando vê e sabe distinguir os sons de cada um. Também no semáforo quando vermelho pare e verde siga.
LUCIANA DUARTE | responsável
Pergunta Exploratória

COMO PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa no dia 10 de abril, de início lançamos a boa pergunta: COMO PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE? Levamos as crianças de ônibus até a casa da cultura da cidade de Jussara. Lá tiveram palestra da enfermeira Vera Lucia da Silva, que nos explicou como podemos cuidar da nossa saúde, ensinando para as crianças hábitos de higiene e saúde. Ao retornarmos na sala de aula fizemos a roda de conversa para decidir o tema do projeto. O interesse das crianças não foi pela palestra, mas sim pelo passeio de ônibus. A partir daí, indo de acordo com o interesse das crianças o tema ficou MEIOS DE TRANSPORTE.

Objetivos

• Conhecer e identificar os principais meios de transporte.\n• Desenvolver a atenção e percepção.\n• Conhecer os meios de transportes, suas diferenças e semelhanças.\n• Identificar os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo.\n• Conhecer os animais usados como meio de transporte.\n• Desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Fomos até a garagem de maquinário do Sr. José Fascina e Mauro fascina conhecer alguns meios de transportes agrícolas.\n\nRodrigo Padoan Ferreira trouxe até a escola um barco que é utilizado para pesca e lazer.\n\nHiroshi Kimura: construiu junto com os alunos uma avião com materiais reciclados.\n\nDavi Facina, Renan Facina, e Mauro Facina: receberam os alunos em um sítio para mostrar o processo de colheita de milho.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita: Exposição de idéias; Leitura feita pelo professor de textos informativos; Relatos de experiências.\nMatemática: Comunicação de quantidade; Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.\nIdentidade e Autonomia: Prevenção de acidentes e autocuidado.\nArte Visual: Bidimensional: desenho, pintura e colagem.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança

Turma
Maternal II B

Número de alunos
19

Educadores
Clarice Gomes Ribeiro Kimura\nSimone Rogério Ferreira\nMarlene Nalin de Almeida

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

O projeto que está sendo realizado na escola só veio a enriquecer nosso ambiente escolar podendo nos proporcionar a trabalhar de forma diferenciada e prazerosa com nossos alunos, o tema escolhido esse ano foi “Os meios de transportes” e pude perceber que no decorrer do desenvolvimento do projeto o quanto foi produtivo e significativo para nossas crianças, muitos elogios por parte dos pais e o mais importante o retorno do aprendizado das crianças.\n Eu como professora só tenho a agradecer mais uma vez a oportunidade de poder participar do programa “ A união faz a vida”, e poder nos proporcionar este maravilhoso trabalho que está sendo desenvolvido em nossa escola, agradeço também as minhas companheiras de trabalho, Clarice e Marlene que foram muito importantes para que tudo ocorresse como planejamos.