Meios de Transporte
“ O meu filho aprendeu o nome de cada um dos meios de transportes, o que é o trem, avião, caminhão. Sabe reconhecer quando vê e sabe distinguir os sons de cada um. Também no semáforo quando vermelho pare e verde siga.
LUCIANA DUARTE | responsável
Pergunta Exploratória
COMO PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE?
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição investigativa no dia 10 de abril, de início lançamos a boa pergunta: COMO PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE? Levamos as crianças de ônibus até a casa da cultura da cidade de Jussara. Lá tiveram palestra da enfermeira Vera Lucia da Silva, que nos explicou como podemos cuidar da nossa saúde, ensinando para as crianças hábitos de higiene e saúde. Ao retornarmos na sala de aula fizemos a roda de conversa para decidir o tema do projeto. O interesse das crianças não foi pela palestra, mas sim pelo passeio de ônibus. A partir daí, indo de acordo com o interesse das crianças o tema ficou MEIOS DE TRANSPORTE.
Objetivos
• Conhecer e identificar os principais meios de transporte.\n• Desenvolver a atenção e percepção.\n• Conhecer os meios de transportes, suas diferenças e semelhanças.\n• Identificar os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo.\n• Conhecer os animais usados como meio de transporte.\n• Desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Fomos até a garagem de maquinário do Sr. José Fascina e Mauro fascina conhecer alguns meios de transportes agrícolas.\n\nRodrigo Padoan Ferreira trouxe até a escola um barco que é utilizado para pesca e lazer.\n\nHiroshi Kimura: construiu junto com os alunos uma avião com materiais reciclados.\n\nDavi Facina, Renan Facina, e Mauro Facina: receberam os alunos em um sítio para mostrar o processo de colheita de milho.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita: Exposição de idéias; Leitura feita pelo professor de textos informativos; Relatos de experiências.\nMatemática: Comunicação de quantidade; Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.\nIdentidade e Autonomia: Prevenção de acidentes e autocuidado.\nArte Visual: Bidimensional: desenho, pintura e colagem.