Classificação: Os Cinco Sentidos
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os Cinco Sentidos Percebi que todos os seus sentidos se desenvolveram ainda mais, conseguindo conhecer e identificar vários sons, gostos, imagens, cheiros a sensibilidade do toque.\nObservei que aprendeu a se conhecer de um jeito espontâneo e gostoso. E o mais legal, sempre de forma lúdica e concreta.
Elizangela Trrevisan | responsável
Pergunta Exploratória

Quais os sentidos despertados neste ambiente?

Expedição Investigativa

Levamos as crianças no solário para trabalhar os cinco sentidos e observarmos o conhecimento de cada um. \nComeçamos pela audição, colocamos na frente deles um canário que cantava baixinho e em seguida ouviram a flauta que tem o som forte. Testamos o paladar apresentando o limão e o mel. Pingamos uma gota de limão na boca deles, que faziam caretas e alguns até cuspiram e tentavam limpar com a mão. Para trabalhar o olfato, entregamos um raminho de arruda para eles cheirarem e depois espirramos o bom ar, com fragrância de lavanda, para diferenciar o cheiro ruim e o bom. Entregamos uma almofada bem peluda para que sentissem os pelos macios. Eles gostaram tanto que até colocavam a cabeça nela. Por último trabalhamos a visão mostrando o sol, deixamos que sentissem bem a claridade nos olhos e em seguida colocamos venda para perceberem o escuro.

Objetivos

_ Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; \n_ Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;\n_ Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;\n_ Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;\n_ Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;\n_ Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

Comunidade de Aprendizagem

Alaiane Moreira de Jesus, mãe de aluna, preparo de um alimento, pois o objetivo principal era trabalhar o paladar.\nMaria Couto Nalin. Ela trouxe uma cachorrinha dentro do transportador para as crianças brincarem.

Articulação com o currículo

Linguagem oral: Uso da linguagem oral para conversar e brincar.\nMovimento: Utilização expressiva intencional\nIdentidade e Autonomia: Valorização da limpeza e aparência pessoal.\nMatemática: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.\nNatureza e sociedade: Alimentação.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança

Turma
Berçário II

Número de alunos
20

Educadores
Elaine Eusa Bomfim Rodrigues\nGisele da Silva Massuia\nViviane Manrique Castilholi\nMaria Madalena dos Santos Santana\nLenira Ferreira Bazarin

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

Este projeto contribuiu para um melhor aprimoramento sensorial, onde através de atividades diferenciadas puderam explorar todas as áreas dos sentidos. Na parte do tato que eles já tinham alguma percepção, ouve um grande desempenho em diferenciar texturas e temperaturas.\nÉ muito gratificante acompanhar a evolução dessas crianças. Observar que eles estão com uma audição e paladar bem aguçados.