Os Cinco Sentidos
“ Percebi que todos os seus sentidos se desenvolveram ainda mais, conseguindo conhecer e identificar vários sons, gostos, imagens, cheiros a sensibilidade do toque.\nObservei que aprendeu a se conhecer de um jeito espontâneo e gostoso. E o mais legal, sempre de forma lúdica e concreta.
Elizangela Trrevisan | responsável
Pergunta Exploratória
Quais os sentidos despertados neste ambiente?
Expedição Investigativa
Levamos as crianças no solário para trabalhar os cinco sentidos e observarmos o conhecimento de cada um. \nComeçamos pela audição, colocamos na frente deles um canário que cantava baixinho e em seguida ouviram a flauta que tem o som forte. Testamos o paladar apresentando o limão e o mel. Pingamos uma gota de limão na boca deles, que faziam caretas e alguns até cuspiram e tentavam limpar com a mão. Para trabalhar o olfato, entregamos um raminho de arruda para eles cheirarem e depois espirramos o bom ar, com fragrância de lavanda, para diferenciar o cheiro ruim e o bom. Entregamos uma almofada bem peluda para que sentissem os pelos macios. Eles gostaram tanto que até colocavam a cabeça nela. Por último trabalhamos a visão mostrando o sol, deixamos que sentissem bem a claridade nos olhos e em seguida colocamos venda para perceberem o escuro.
Objetivos
_ Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; \n_ Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;\n_ Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;\n_ Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;\n_ Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;\n_ Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
Comunidade de Aprendizagem
Alaiane Moreira de Jesus, mãe de aluna, preparo de um alimento, pois o objetivo principal era trabalhar o paladar.\nMaria Couto Nalin. Ela trouxe uma cachorrinha dentro do transportador para as crianças brincarem.
Articulação com o currículo
Linguagem oral: Uso da linguagem oral para conversar e brincar.\nMovimento: Utilização expressiva intencional\nIdentidade e Autonomia: Valorização da limpeza e aparência pessoal.\nMatemática: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.\nNatureza e sociedade: Alimentação.