A brincadeira na aprendizagem
“ Como mãe, adorei que meu filho tenha tido essas experiências. Aprendeu que consegue se divertir sem o uso da tecnologia. Ele chega me falando, com entusiasmo, contando das experiências vividas. Espero que os conhecimentos desse projeto permaneça e muito na vida do meu filho, que carregue isso pela vida dele e aprenda a dar valor nas pequenas coisas da vida.
Letícia Aparecida Cardoso Martins Bazam | responsável
Pergunta Exploratória
É possível aprender brincando?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada na Brinquedoteca Espaço Lúdico - Científico - UNIPAR. A responsável pelo local Lucyelena Amaral Picelli explicou aos alunos sobre o funcionamento da brinquedoteca e as regras do local. Os alunos brincaram livremente, com todo estímulo, manifestando suas potencialidades e necessidades lúdicas.
Objetivos
Proporcionar as diferentes formas de brincar, a fim de contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
-Visita a brinquedoteca da UNIPAR; Entrevista com a Senhora Arlinda Lopes - brincadeiras do passado;Pastoral da criança - Lúcia Horwat Paviani; Entrevista com o Senhor Pedro Lopes Vieira: A escola do passado e a escola do presente.
Articulação com o currículo
Projeto A brincadeira na aprendizagem\ LÍNGUA PORTUGUESA: Ordem alfabética, Identidade , Escrita do nome e sobrenome, Letra maiúscula e minúscula, Gêneros textuais; MATEMÁTICA: Números naturais, Resolução de problemas, números e operações : adição/subtração/multiplicação/divisão, Unidade, Dezena, Sistema Monetário; CIÊNCIAS: Ilusão de ótica; Hábitos de higiene corporal, cuidados com o ambiente, alimentos; GEOGRAFIA: Mapa, Sistema Solar, Planeta Terra; HISTÓRIA: Brincadeiras diversas - brincadeiras do passado e presente.