Agora é a Hora....Vou Comer Sem Jogar Fora
“ Estou feliz com as oportunidades de crescimento que o Luan recebe na escola através de uma metodologia totalmente inclusiva e de acordo com a realidade. Os passeios causam emoções. Luan tem pressa de contar tudo pra nós. Com ajuda da escola consegui introduzir novos e saudáveis alimentos.
Luciana Zimermann | responsável
Pergunta Exploratória
Como é a horta do Davi e como ele consegue cuidar dela?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi na propriedade do Sr Davi Termann, na Linha São Paulo, interior do município. Davi planta verduras em grande quantidade para a comercialização. As crianças ficaram impressionadas com o tamanho da horta, gostaram muito dos animais do sítio e do lanche feito ao ar livre, como se fosse um piquenique saudável. Elas observaram todo o processo desde o preparo da terra, plantação de sementes, irrigação na estufa e na roça, higienização e preparo para a venda. Viram muitas variedades de hortaliças.
Objetivos
1-Provar os alimentos in natura, principalmente as hortaliças tendo hábito da alimentação saudável. 2-Evitar o desperdício dos alimentos e fazer campanha na cidade.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi com a nutricionista que elabora o cardápio do lanche da escola. Ela fez uma pequena palestra no dia 15 de maio, a qual incentivou o consumo de alimentos que vem da terra e quanto menos industrializados, mais benefícios para a nossa saúde. Depois as crianças fizeram um sanduíche natural montando uma careta com verduras raladas como cenoura, beterraba, alface, tomate, milho, azeitona, pepino e pão integral! Foi uma delícia de brincadeira saborosa e nutritiva
Articulação com o currículo
Na educação infantil relatamos experiências contextualizadas em áreas do conhecimento de acordo com a BNCC: 1-Corpo, gestos e movimentos: música, dramatização; 2-Escuta, fala, pensamento e imaginação: brincadeira de fui a feira, texto coletivo, carta, convite, histórias; 3- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: jogo de percurso, gráficos, calendário da germinação das sementes 4- O eu, o outro e o nós: a socialização no passeio, campanha contra o desperdício; Como é minha alimentação; 5-Traços, sons, cores e formas: desenhos e pinturas das plantas, do passeio de expedição.