Descobrindo o Mundo Mágico da Leitura no Berçário
“ Foi muito bom realizar a atividade em família. Ler e contar histórias auxilia no desenvolvimento de nossos filhos. O Projeto propõe aos pais participar mais ativamente das atividades e acompanhar o crescimento das crianças. Agradecemos a escola por nos proporcionar esses momentos.
Raquel Claus e Giuliano Rossato | responsável
Pergunta Exploratória
Como desenvolver o prazer pela leitura em crianças de berçário?
Expedição Investigativa
Devido à faixa etária das crianças que participaram do projeto (seis a treze meses) e a dificuldade de sair com essas crianças do ambiente escolar, a expedição investigativa foi realizada em sala de aula em dois momentos distintos. Num primeiro momento, convidamos o Auxiliar de Biblioteca Escolar Eduardo Guilherme Delai que fez uma contação de histórias cantada para as crianças. Num segundo momento, foram ofertados diversos livros de banho para que as crianças pudessem manusear e explorar os mesmos.
Objetivos
Desenvolver nas crianças o prazer pela leitura desde o berço; proporcionar momentos de contação de histórias em família, afim de que as crianças descubram o mundo mágico da leitura.
Comunidade de Aprendizagem
- Bolsa da Leitura com atividade envolvendo os alunos e suas famílias;- Contação de histórias em sala de aula envolvendo os membros da comunidade escolar; - Contação de histórias para os alunos e suas famílias na biblioteca da escola;
Articulação com o currículo
- Construção da consciência fonológica através da articulação de sons e palavras, utilizando gêneros discursivos como histórias infantis; - Argumentação através da estimulação da fala por meio da interação com o outro por gestos, figuras e linguagem corporal;- Prática de leitura: momentos de prática de leitura pelo educador leitor de diferentes gêneros discursivos pelo educador leitor – histórias infantis; - Linguagem escrita: registro de ideias/significados – linguagem plástica; - Identificação progressiva das pessoas que compõem a família (Livro “Um Amor de Família” – Ziraldo);