Alimentar Nossa Vida e o Nosso Coração
“ O trabalho com crianças é interessante e muda as atitudes em casa: A Luiza pediu que sejam feitas em casa as receitas que foram feitas na escola e devem ser incluídas no meu livro de receitas. Nas refeições, Luiza diz que não podemos deixar comida no prato. A campanha dos cartazes foi importante para essa conscientização.
Tânea Becker | responsável
Pergunta Exploratória
Como é a horta do Davi?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi na propriedade do Sr Davi Termann, na Linha São Paulo, interior do município. Davi planta verduras em grande quantidade para a comercialização. As crianças gostaram muito do passeio, de ver o tamanho da horta e de quantas verduras haviam lá. Gostaram também dos animais do sítio, do lanche e também de passear de ônibus. Elas observaram todo o processo desde o preparo da terra, plantação de sementes, irrigação na estufa e na roça, higienização e preparo para a venda. Viram muitas variedades de hortaliças.
Objetivos
Participar das ações de cidadania e valorização ao próximo com a doação de alimentos, fazendo campanha contra o desperdício. Conhecer uma variedade de hortaliças, reconhecendo a importância na alimentação .
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi a família do Sr. Alcido Ruppental, o qual mora com sua esposa e tem dois filhos deficientes. O filho mais velho não consegue falar, tendo dificuldade de coordenação motora e sua irmã é deficiente mental. A família é humilde, precisando de auxílio. Os próprios depoimentos desta família, bem como as crianças perceberem da dificuldade que essas pessoas passam contribuíram para a sensibilização e emocionaram as crianças. Fiz as reflexões de respeito à todas as pessoas.
Articulação com o currículo
As experiências contextualizadas em áreas do conhecimento de acordo com a BNCC: 1-Corpo, gestos e movimentos: música: comida brasileira, dramatização; 2-Escuta, fala, pensamento e imaginação: brincadeira de fui a feira, texto coletivo, carta, convite, histórias, receitas;3- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: brincar de mercadinho, gráficos, calendário da germinação das sementes, 4- O eu, o outro e o nós: campanha contra o desperdício, ir ao supermercado comprar os alimentos que gostam e doá-los para uma família; 5- Traços, sons, cores e formas: confecção dos cartazes da campanha com desenhos.