Descobrindo o mundo através do meu corpo
Pergunta Exploratória
A partir da observação feita pela professora durante a realização das atividades.
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa foi realizada nas dependências da EMEI Padre Benjamin Rosato, dividida em 4 momentos conforme elemento da natureza: Terra, Fogo, Água, Ar.Observamos que dentre os 4 elementos da natureza, o que mais chamou a atenção das crianças e gerou prazer em sua execução fora a água com a atividade do gelo, já que todos participaram muito bem, inclusive quiseram repetir a atividade. Na atividade com a vela considerando o elemento fogo, as crianças também ficaram interessadas, mas ao mesmo tempo alguns estavam com medo e outros “cansaram” muito rápido. O elemento terra, trabalhado com a atividade no barro foi agradável para algumas crianças, mas duas não queriam se sujar e acabaram não participando. E a atividade de assoprar a tinta, sobre o elemento ar, não teve o resultado esperado já que a maioria das crianças não tinha controle respiratório para mover a tinta
Objetivos
Vivenciar situações que estimulem o desenvolvimento integral das crianças, através de práticas pedagógicas voltadas a promoção do conhecimento de si e do mundo, imersão nas diferentes linguagens e que incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento dos alunos em relação ao mundo físico e social, ao tempo e á natureza.
Comunidade de Aprendizagem
-
Articulação com o currículo
01- Que precisamos ter as nossas próprias atitudes; Que precisamos ter a nossa identidade: Contação de história: Maria Vai com as outras.Roda de conversa sobre a história; 02- Tapete das sensações: Confecção de um tapete utilizando diversos materiais alternativos: botões, serragem, lacre de latinha, tampas de garrafa pet, palitos de madeira, algodão, papel lustroso, papel liso, farinha, areia fina, etc. e com os olhos vendados, as crianças irão caminhar sobre o tapete.03- Conhecer as cores e desenvolver a coordenação motora de forma lúdica e divertida: Utilizando uma bacia com água, bolinhas coloridas e peneira, as crianças devem identificar a cor de cada bolinha e a resgatar com a peneira, separando-as de acordo com as cores; 04- Pintura coletiva com as mãos: Os alunos irão pintar juntos um cartaz de “volta ás aulas”; 05- Entrar em contato com os diferentes elementos do meio ambiente no centro de Pinhal: Identificar e comparar diferentes paisagens no passeio para visualizar o córrego