Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o mundo através do meu corpo
Pergunta Exploratória

A partir da observação feita pela professora durante a realização das atividades.

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada nas dependências da EMEI Padre Benjamin Rosato, dividida em 4 momentos conforme elemento da natureza: Terra, Fogo, Água, Ar.Observamos que dentre os 4 elementos da natureza, o que mais chamou a atenção das crianças e gerou prazer em sua execução fora a água com a atividade do gelo, já que todos participaram muito bem, inclusive quiseram repetir a atividade. Na atividade com a vela considerando o elemento fogo, as crianças também ficaram interessadas, mas ao mesmo tempo alguns estavam com medo e outros “cansaram” muito rápido. O elemento terra, trabalhado com a atividade no barro foi agradável para algumas crianças, mas duas não queriam se sujar e acabaram não participando. E a atividade de assoprar a tinta, sobre o elemento ar, não teve o resultado esperado já que a maioria das crianças não tinha controle respiratório para mover a tinta

Objetivos

Vivenciar situações que estimulem o desenvolvimento integral das crianças, através de práticas pedagógicas voltadas a promoção do conhecimento de si e do mundo, imersão nas diferentes linguagens e que incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento dos alunos em relação ao mundo físico e social, ao tempo e á natureza.

Comunidade de Aprendizagem

-

Articulação com o currículo

01- Que precisamos ter as nossas próprias atitudes; Que precisamos ter a nossa identidade: Contação de história: Maria Vai com as outras.Roda de conversa sobre a história; 02- Tapete das sensações: Confecção de um tapete utilizando diversos materiais alternativos: botões, serragem, lacre de latinha, tampas de garrafa pet, palitos de madeira, algodão, papel lustroso, papel liso, farinha, areia fina, etc. e com os olhos vendados, as crianças irão caminhar sobre o tapete.03- Conhecer as cores e desenvolver a coordenação motora de forma lúdica e divertida: Utilizando uma bacia com água, bolinhas coloridas e peneira, as crianças devem identificar a cor de cada bolinha e a resgatar com a peneira, separando-as de acordo com as cores; 04- Pintura coletiva com as mãos: Os alunos irão pintar juntos um cartaz de “volta ás aulas”; 05- Entrar em contato com os diferentes elementos do meio ambiente no centro de Pinhal: Identificar e comparar diferentes paisagens no passeio para visualizar o córrego


Ficha Técnica
Escola
EMEI Padre Benjamin Rosato

Turma
Maternal II

Número de alunos
13

Educadores
Valéria Bertoletti Lopes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pinhal

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PINHAL

Apoiadores
-

“Nossas crianças expressam muitos de seus sentimentos através do copo e o projeto possibilitou um maior conhecimento corporal, por meio de ações que exploram suas limitações, percepções, seus sentidos e descobertas, à luz de despertar para uma nova visão de mundo dos pequenos e que contribui para a formação de sua identidade. ”