O brincar na Educação Infantil
Pergunta Exploratória
Como o brincar interfere no desenvolvimento integral da criança de 1 a 2 anos de idade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de uma atividade de campo, onde as crianças foram passear pela cidade e investigaram materiais existentes pelo caminho e que possibilitam o brincar, como a areia, a madeira, os jogos de roda, os jogos de grupo, os jogos de cooperação, etc. Muitas brincadeiras e materiais foram listados pelas crianças oralmente e registrados pelas professoras.
Objetivos
Desenvolver integralmente as crianças de 12 a 24 meses de idade, se valendo dos aspectos lúdicos e recreativos para promover a integração, a socialização, a linguagem e as capacidades motoras e sociais dos estudantes.
Comunidade de Aprendizagem
Pais de estudantes, pessoas da comunidade, professores e atendentes da escola.
Articulação com o currículo
Linguagem: Cores, texturas, oralidade, música, sistema de escrita, símbolos e imagens.
Ciências Naturais: O corpo humano, alimentação, higiene, animais e saúde.
Desenvolvimento Motor: Relações espaciais, equilíbrio, lateralidade, motricidade, coordenação motora e freio inibitório.
Desenvolvimento Social: Boas maneiras, cooperação, socialização, diversidade, respeito e afetividade.
Raciocínio Lógico: Classificação, seriação, agrupamento, quantidades, comparação, semelhanças, diferenças, sequência de fatos e contagem de pequenas quantidades.