Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

O brincar na Educação Infantil
Pergunta Exploratória

Como o brincar interfere no desenvolvimento integral da criança de 1 a 2 anos de idade?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de uma atividade de campo, onde as crianças foram passear pela cidade e investigaram materiais existentes pelo caminho e que possibilitam o brincar, como a areia, a madeira, os jogos de roda, os jogos de grupo, os jogos de cooperação, etc. Muitas brincadeiras e materiais foram listados pelas crianças oralmente e registrados pelas professoras.

Objetivos

Desenvolver integralmente as crianças de 12 a 24 meses de idade, se valendo dos aspectos lúdicos e recreativos para promover a integração, a socialização, a linguagem e as capacidades motoras e sociais dos estudantes.

Comunidade de Aprendizagem

Pais de estudantes, pessoas da comunidade, professores e atendentes da escola.

Articulação com o currículo

Linguagem: Cores, texturas, oralidade, música, sistema de escrita, símbolos e imagens.
Ciências Naturais: O corpo humano, alimentação, higiene, animais e saúde.
Desenvolvimento Motor: Relações espaciais, equilíbrio, lateralidade, motricidade, coordenação motora e freio inibitório.
Desenvolvimento Social: Boas maneiras, cooperação, socialização, diversidade, respeito e afetividade.
Raciocínio Lógico: Classificação, seriação, agrupamento, quantidades, comparação, semelhanças, diferenças, sequência de fatos e contagem de pequenas quantidades.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Ocir Longaretti

Diretor
Angélica Ortolan de Almeida Schleder

Turma
Berçário II

Número de alunos
30

Educadores
Marieli Tonin e Kelly Granville

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
Através do projeto de aprendizagem os estudantes participaram de diversas brincadeiras, que foram muito significativas para o seu desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento. A partir do projeto as crianças passaram a formar círculos com mais facilidade, brincar cooperativamente e em equipe, montar peças com mais habilidade, criar histórias orais, contar pequenas quantidades, reconhecer cores e outras habilidades coerentes com a faixa etária. Percebemos também maior facilidade nos aspectos afetivos nas relações dentro da escola, através das brincadeiras e das experiências lúdicas.
Marieli Tonin e Kelly Granville | Professor(a)