Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Boas Maneiras
Pergunta Exploratória

Por que é importante termos boa educação?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada por meio da música "Palavras Mágicas", da Eliana. As crianças ouviram a músicas, reconheceram as palavras mágicas e conversaram sobre a importância das mesmas na escola e na casa de cada um.

Objetivos

Aprimorar as relações dentro da escola e na família, reconhecendo a importância de tratar bem os colegas, os professores e as pessoas com que convive, por meio do respeito à diversidade, ao próximo e a si mesmo.

Comunidade de Aprendizagem

Pais de estudantes, psicólogo do Centro Municipal de Saúde, funcionários e professores da escola.

Articulação com o currículo

Linguagem: Musicalidade, sons diversos, oralidade, contagem de histórias da literatura infantil, criação de histórias orais, rodas de conversa e sistema de escrita (visualização e experiências com letras do alfabeto).
Ciências Naturais: Hábitos de higiene, saúde, alimentação, corpo humano e cinco sentidos.
Desenvolvimento Motor: Lateralidade, ritmo, coordenação motora ampla e fina e equilíbrio.
Desenvolvimento Social: Coleguismo, trabalho em equipe, cooperação, respeito, limites e socialização.
Raciocínio Lógico: Atenção, seriação, classificação, quantidades, comparação e sistema numérico.
Desenvolvimento Afetivo: Empatia, amizade e convivência.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Ocir Longaretti

Diretor
Angélica O. de Almeida Schleder

Turma
Maternal I

Número de alunos
35

Educadores
Clarissa P. R. Dal Magro e Edivane T. Debastiani

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
Observamos que as crianças participaram das atividades com maior entusiasmo. Além disso, a partir do projeto de aprendizagem temos evidenciado algumas mudanças de comportamento dentro da escola, principalmente na forma como se relaciona no brincar e na realização de atividades coletivas. Através dos painéis expostos na escola, elaborados pelas crianças, identificam as regras de convivência e "cobram" que todos sigam os acordos realizados. Assim, o projeto está sendo muito válido na socialização e no desenvolvimento das crianças.
Clarissa P. R. Dal Magro e Edivane T. Debastiani | Professor(a)