DE OLHO NO CÉU: DESCOBRINDO O UNIVERSO
Pergunta Exploratória
Como podemos nos orientar sem relógio?
Expedição Investigativa
No dia 09 de abril de 2018 realizaram a expedição investigativa. Saindo para contornar a quadra ao lado da escola, sem nada para nos orientar quanto ao tempo. Os alunos caminharam, observando o que havia no percurso, viram estabelecimentos comerciais, estabelecimentos públicos, cada um cumprindo com suas tarefas dentro do respectivo horário. Retornando para a escola, surgiu um questionamento: como as pessoas orientavam-se para saber as horas e onde estavam, quando não existia instrumentos de orientação e localização? Um estudante relatou que seus avós o ensinaram a marcar a posição da sombra em diferentes horas do dia para saber quando era hora de voltar para casa do trabalho, quando era hora de parar para descansar etc. Assim percebe-se que também poderiam marcar a posição da sombra em diferentes horas do dia para se orientarem.
Objetivos
Conhecer os principais instrumento de localização e orientação. Distinguir as diferenças entre o dia e a noite, as estações do ano e como se dá tal fenômeno.
Comunidade de Aprendizagem
Participam deste trabalho os estudantes do 4º ano a professora regente da turma, direção da escola a auxiliar de disciplina.
Articulação com o currículo
*O RELÓGIO COMO MEIO DE ORIENTAÇÃO. LINGUAGENS: Leitura interpretação de textos, desenho, recorte, cores. \nCIÊNCIAS HUMANAS: Meios de comunicação. MATEMÁTICA: Numeração. *OS MOVIMENTOS DA TERRA. \nLINGUAGENS: Textos, leituras. \nCIÊNCIAS DA NATUREZA: Mudanças na natureza como resultado das estações do ano. A influência na vida dos seres vivos. CIÊNCIAS HUMANAS: O dia e a noite, as estações do ano como resultado dos movimentos da terra. \nMATEMÁTICA: Medidas de tempo. *PONTOS CARDEAIS. LINGUAGENS: Textos, leitura, desenho . \nCIÊNCIAS HUMANAS: Os meios de orientação.