Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DE OLHO NO CÉU: DESCOBRINDO O UNIVERSO
Pergunta Exploratória

Como podemos nos orientar sem relógio?

Expedição Investigativa

No dia 09 de abril de 2018 realizaram a expedição investigativa. Saindo para contornar a quadra ao lado da escola, sem nada para nos orientar quanto ao tempo. Os alunos caminharam, observando o que havia no percurso, viram estabelecimentos comerciais, estabelecimentos públicos, cada um cumprindo com suas tarefas dentro do respectivo horário. Retornando para a escola, surgiu um questionamento: como as pessoas orientavam-se para saber as horas e onde estavam, quando não existia instrumentos de orientação e localização? Um estudante relatou que seus avós o ensinaram a marcar a posição da sombra em diferentes horas do dia para saber quando era hora de voltar para casa do trabalho, quando era hora de parar para descansar etc. Assim percebe-se que também poderiam marcar a posição da sombra em diferentes horas do dia para se orientarem.

Objetivos

Conhecer os principais instrumento de localização e orientação. Distinguir as diferenças entre o dia e a noite, as estações do ano e como se dá tal fenômeno.

Comunidade de Aprendizagem

Participam deste trabalho os estudantes do 4º ano a professora regente da turma, direção da escola a auxiliar de disciplina.

Articulação com o currículo

*O RELÓGIO COMO MEIO DE ORIENTAÇÃO. LINGUAGENS: Leitura interpretação de textos, desenho, recorte, cores. \nCIÊNCIAS HUMANAS: Meios de comunicação. MATEMÁTICA: Numeração. *OS MOVIMENTOS DA TERRA. \nLINGUAGENS: Textos, leituras. \nCIÊNCIAS DA NATUREZA: Mudanças na natureza como resultado das estações do ano. A influência na vida dos seres vivos. CIÊNCIAS HUMANAS: O dia e a noite, as estações do ano como resultado dos movimentos da terra. \nMATEMÁTICA: Medidas de tempo. *PONTOS CARDEAIS. LINGUAGENS: Textos, leitura, desenho . \nCIÊNCIAS HUMANAS: Os meios de orientação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto

Diretor
Danieze Vanesa Langoski Mazureck

Turma
4º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
9

Educadores
Rosmarí Zanelatto Casanova

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva
Este projeto proporciona aos alunos um novo modo de ver o mundo, o PUFV faz com que a prática aconteça nos quatro cantos da escola, é motivador e desafiador desenvolver os conteúdos em forma de projeto.
Rosmarí Zanelatto Casanova | Professor(a)