LENDO E ESCREVENDO EU APRENDO
“ "Estamos aprendendo muito com o projeto Lendo e Escrevendo Eu Aprendo, é muito legal ler, ouvir e contar histórias para os colegas. Através das histórias estamos aprendendo sobre diversos assuntos de forma divertida e alegre."
Gustavo Casanova Coltro | aluno(a)
“ "Através dos projetos do Programa A União Faz A Vida, os estudantes tem a oportunidade de trabalhar diversos assuntos de forma lúdica, divertida, proporcionando aprendizagens significativas."
Eliane Sberce do Amarante | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE É POSSÍVEL APRENDER ATRAVÉS DA LEITURA?
Expedição Investigativa
o dia 03 de maio do presente ano, os Estudantes da turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto fizeram a sua primeira Expedição Investigativa. A mesma foi realizada na XVIII Feira do Livro, no município de Getúlio Vargas. Os estudantes puderam apreciar um espetáculo teatral baseado em alguns contos dos Irmão Grimm, sendo eles: Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Através deste passeio, foi possível despertar ainda mais o interesse das crianças pelas histórias infantis, pela leitura e escrita, uma vez estas fazem parte de suas vidas, mas nem sempre são valorizadas e compreendidas de maneira correta.
Objetivos
O presente projeto tem como objetivo oportunizar aos educandos condições autênticas de interação ao mundo letrado, para que venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção àquele que lê, enquanto que a escrita é mais que pegar na caneta e desenhar traços, é colocar muito de quem somos e pensamos em forma de grafia. No entanto, não basta apenas ter a consciência de que a leitura e a escrita são indispensáveis à formação da pessoa, mas é necessário criar condições para que o ato de ler e escrever venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.
Comunidade de Aprendizagem
Participam do projeto: estudantes da turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Direção, Professores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Como surgiu a escrita? \nLinguagem: frase, texto, acentuação, pontuação. Ciências humanas: história da escrita. \nCiências da Natureza: Instrumentos usados para escrita (pedra, graveto, carvão, giz, lápis). \nMatemática: Jogos pedagógicos, desafios de raciocínio lógico. Para que serve a leitura e a escrita? Linguagem: Vocabulário, cores, diferentes texturas, gêneros textuais (carta, convite, bilhete, receita). Ciências humanas: Valores, diversidade.