NATUREZA, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
“ "A minha opinião sobre o Programa A União Faz a Vida é que ele é muito bom, pois vamos visitar lugares e aprendemos muito. Neste ano o nosso projeto é sobre a Natureza e nós fomos para Ipiranga do Sul no Caminho das Flores, Cores e Sabores. No ano passado, foi feita uma votação para escolher o nome da nossa mascote abelha, onde o nome ganhador foi Lili. O programa A União Faz a Vida é legal, bom e maravilhoso; espero que ele sempre continue, pois a gente aprende muito."
Camile Foltz | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que este ambiente nos mostra?
Expedição Investigativa
A professora juntamente com a diretora, coordenadora, serventes e estudantes do 5º Ano, realizaram a expedição no Caminho das flores, cores e sabores no município de Ipiranga do Sul. Na oportunidade foram visitadas três propriedades. Na primeira propriedade os estudantes puderam, além de observar o meio ambiente, desfrutarem de um delicioso lanche e de sucos naturais. Durante o passeio os estudantes demonstraram interesse sobre as plantas e objetos antigos que foram utilizados para embelezar as propriedades, a importância de um ambiente bem cuidado para o bem estar, a reutilização de materiais recicláveis e a preservação de nascentes de água.
Objetivos
O presente projeto tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse e o cuidado com o meio ambiente, pensando em formas de reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, o uso de plantas medicinais e frutíferas, e a possibilidade de se produzir produtos orgânicos que beneficiariam à sua alimentação saudável; provocando uma leitura da realidade, mudando sua postura diante dos fatos e proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Estão participando deste projeto os estudantes do 5º Ano, professoras Aline Fochezatto, Tainam Gabriele Pereira Guisso e diretora Danieze V. L. Mazureck.
Articulação com o currículo
Ciências da natureza: Plantas: desenvolvimento e elementos necessários, ciclo hidrológico; Utilidades. Importância das plantas. Ervas medicinais e saúde. Matemática: Grandezas proporcionais, adição e subtração. Linguagem: Produção de textos. Normas de escrita, relato oral/Registro formal e informal e oralidade. Ciências humanas: Qualidade ambiental, diferentes tipos de poluição. Gestão púbica da qualidade de vida. Ciências humanas: Crenças religiosas e filosofia de vida, cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. Reutilização de materiais. Linguagens: diversas grafias do alfabeto/ Acentuação. Pontuação. Morfologia. Ciências da natureza: Consumo consciente. Reciclagem. Linguagens: Noção de espaço e tempo, lateralidade e coordenação motora global. Artes Visuais: processos de criação. Matemática: Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características. Probabilidade e estatística.