O SENHOR ALFABETO ENSINANDO SOBRE AS DIFERENÇAS.
Pergunta Exploratória
O QUE TEM EM COMUM NA BIBLIOTECA, SALA DE AULA, PLACAS DE RUAS, EM CASA E NO ÔNIBUS?
Expedição Investigativa
SERÁ FEITO UM PASSEIO NA BILBIOTECA DA ESCOLA UNIÃO – LINHA ALTO PARAÍSO, ONDE OS ALUNOS IRÃO OUVIR UMA HISTÓRIA E OBSERVAR OS DIC=VERSOS TIPOS DE LIVROS, INCLUSIVE LIVROS EM BRAILE E LIBRAS. LOGO APÓS SERÁ FEITO UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE LHES CHAMOU MAIS ATENÇÃO. UMA PROFESSORA E UM ALUNO SERÃO ESCOLHIDOS COMO SENHOR DO TEMPO, UMA PROFESSORA SERÁ ESCRIBA E TRÊS ALUNOS SERÃO REGISTRADORES. OS DEMAIS ALUNOS SERÃO PERGUNTADORES.
Objetivos
TRABALHAR O ALFABETO ATRAVÉS DA INCLUSÃO SOCIAL, PROPORCIONANDO ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS ONDE OS ALUNOS POSSAM SENTIR, VIVENCIAR E IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES NO MEIO EM QUE ESTÃO INSERIDAS, SEJAM ELAS FÍSICAS, CULTURAIS OU SOCIAIS.
Comunidade de Aprendizagem
-
Articulação com o currículo
01.POSSO LER COM AS MÃOS? CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. COLAR BOLINHAS DE GUDE EM CAIXINHAS DE LEITE FORMANDO AS LETRAS EM BRAILE. VEDAR OS OLHOS E PEDIR QUE COMPAREM A LETRA EM BRAILE COM A LETRA DO SILABÁRIO.VÍDEOS;02. QUAIS SÃO AS LETRAS DO ALFABETO? CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.OS ALUNOS SERÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS E RECEBERÃO ALFABETOS MÓVEIS DE TAMANHOS DIFERENTES E FICHAS COM DESENHOS. DEVERÃO IDENTIFICAR A PRIMEIRA LETRA DE CADA DESENHO PARA FORMAR PALAVRAS USANDO O ALFABETO MÓVEL. LER A PALAVRA FORMADA, ESCREVER NO QUADRO E TODA A TURMA COPIARÁ A MESMA NO CADERNO. \nEXPLORAR A PALAVRA, FORMAR FRASES ORAIS E PEQUENOS TEXTOS USANDO A PALAVRA FORMADA ANTERIORMENTE;03. QUAIS OS TIPO DE HISTÓRIA QUE EXISTEM? SERÁ MONTADO O CENÁRIO DA HISTÓRIA “PÁSSARO SEM COR” EM UM GUARDA-CHUVA AZUL, O QUAL SERÁ PENDURADO NA SALA DE AULA. NO DECORRER DA HISTÓRIA, IRÃO SENDO FIXADOS OS PERSONAGENS NO GUARDA-CHUVA. INTRODUZIR A LETRA P: OS ALUNOS CONFECCIONARÃO UM PASSARINHO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E PAPEL CARTÃO;