Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS DIFERENÇAS QUE NOS UNEM “É importante porque faz a gente respeitar mais os colegas, entender que não somos iguais, mas mesmo assim podemos gostar um do outro. Brincar e aprender juntos.”
Ana Clara Hahn | aluno(a)
“É muito importante, pois a criança vai aprendendo desde pequeno que não somos iguais a ninguém e devemos respeitar uns aos outros da maneira como cada um é. Independente de raça, cor ou origem. Acredito que com o desenvolvimento desse tema os bullyngs que acontecem no ambiente escolar diminuirão bastante.”
Andressa Rosseto Safforti | responsável
Pergunta Exploratória

É normal ser diferente?

Expedição Investigativa

Durante uma roda de conversa sobre as origens e as diferenças que observamos, quer seja de cor, de tamanho e entre outras, surgiu a curiosidade de saber mais a respeito, não somente sobre a diversidade que ocorre com o ser humano, mas também a que relaciona-se no mundo animal. Afinal, essas diferenças existem para dividir ou para somar? É normal ser diferente e porque é importante respeitarmos o outro exatamente como ele é?

Objetivos

Identificar e enaltecer a diversidade humana, partindo de um processo de busca de conhecimento e respeito de identidades culturais, objetivando-se resgatar e promover atitudes individuais e coletivas que vem de encontro à violência e o preconceito e a favor do respeito às diferenças.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar (equipe diretiva e a coordenação pedagógica), alunos, professores, funcionários e pais. E, espera-se o envolvimento e a colaboração de todos para que se possa efetivar atitudes de respeito na escola, em casa e na sociedade.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: literatura infantil, reflexão, leitura de imagem e expressão oral.\nArtes: pintura, colagem, música, dança, artesanato.\nMatemática: formas, cores, ordenação, seriação, classificação e contagem.\nSocialização e integração.\nCriatividade.\nCoordenação visomotora;\nExpressão corporal. \nCoordenação motora ampla, fina e global.\nDesenvolvimento da autoestima, identidade e autonomia.\n\nESTRATÉGIAS \nVídeo: Normal é ser diferente (grandes pequeninos).\nVídeo: Toda criança tem direito (vídeo oficial da Unesco).\nContação de Histórias: Livro: Diversidade (Tatiana Belinky), O Cabelo de Lelê (Valéria Belém), Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado), A porquinha do rabp esticadinho (Rubem Alves), A joaninha que não queria ter manchas (Shefali Kaushik).\nRodas de conversa, painéis, autoretrato, dramatização, confecção de folders informativos, recote e colagem.\nMúsica: ninguém é igual a ninguém e normal é ser diferente.\nBrincar de casinha, carrinho... brincar de bo


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
Educação Infantil: Pré B

Número de alunos
16

Educadores
Sandra Regina Peruzzolo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
Desenvolver o tema diversidade, é algo essencial a todo o educador preocupado com desenvolvimento pleno de seus educandos. Não nascemos com ódio, repulsa pelos nossos semelhantes por causa de sua cor, de sua religião ou de sua origem. Bem diz, Mário Sérgio Cortella “gente não nasce pronta”. E sendo assim, nossa contribuição mediativa é contribuir para que nossas crianças cresçam respeitando a si e ao próximo independente de qualquer coisa. Ser diferente é mais do que normal, é um direito.
Sandra Regina Peruzzolo | Professor(a)