O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO
“ "O jogo é importante na minha aprendizagem porque estimula a criatividade, a imaginação, a coordenação motora, além de tudo os jogos são divertidos tanto que não estou falando só dos jogos de tabuleiro e sim os jogos em geral. \n Os jogos desenvolvem respeito e ensina matemática, português."
Davi Machado e André Sartori | aluno(a)
“ “Levando em consideração que os jogos são frequentemente ignorados por educadores e instituições em geral, quer-se destacar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. É importante destacar o papel do jogo como objetivo pedagógico sendo ele também um recurso facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. O jogo exerce diferentes papéis no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem”.
Roselene Fogolari | responsável
Pergunta Exploratória
Como o jogo pode contribuir na minha aprendizagem?
Expedição Investigativa
Vivenciar um momento (circuito) com oficina de jogos, na escola.
Objetivos
• Compreender que as atividades lúdicas e os jogos são construções sociais que favorecem a socialização entre todos e dos diferentes conhecimentos;\n• Perceber a importância dos jogos como recurso pedagógico, valorizando uma aprendizagem significativa resgatando o gosto pelo aprender;\n• Desenvolver estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);\n• Vivenciar a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores das turmas, comunidade, pais...
Articulação com o currículo
Raciocínio lógico, memória, atenção, concentração, compreensão, socialização, leitura e escrita, equilibrio, agilidade, lateralidade, psicmotricidade, noção espacial, coordenação motora, percepção auditiva, visual, iniciativa, resolução de problemas, criatividade...\n\n\nESTRATÉGIAS (listagem de atividades a serem realizadas)\nOficinas de jogos diversos;\nJogos não didáticos (Queimada, jogos recreativos adaptados: voleibol, andebol, futsal);\nConfecção de jogos (jogo do lince, sílaba com figuras, quebra-cabeça com cálculos, dominó da tabuada, jogo da memória...);\nAtividades de integração com outras turmas;\nCircuitos de jogos;\nFilmes.