Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO "O jogo é importante na minha aprendizagem porque estimula a criatividade, a imaginação, a coordenação motora, além de tudo os jogos são divertidos tanto que não estou falando só dos jogos de tabuleiro e sim os jogos em geral. \n Os jogos desenvolvem respeito e ensina matemática, português."
Davi Machado e André Sartori | aluno(a)
“Levando em consideração que os jogos são frequentemente ignorados por educadores e instituições em geral, quer-se destacar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. É importante destacar o papel do jogo como objetivo pedagógico sendo ele também um recurso facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. O jogo exerce diferentes papéis no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem”.
Roselene Fogolari | responsável
Pergunta Exploratória

Como o jogo pode contribuir na minha aprendizagem?

Expedição Investigativa

Vivenciar um momento (circuito) com oficina de jogos, na escola.

Objetivos

• Compreender que as atividades lúdicas e os jogos são construções sociais que favorecem a socialização entre todos e dos diferentes conhecimentos;\n• Perceber a importância dos jogos como recurso pedagógico, valorizando uma aprendizagem significativa resgatando o gosto pelo aprender;\n• Desenvolver estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);\n• Vivenciar a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores das turmas, comunidade, pais...

Articulação com o currículo

Raciocínio lógico, memória, atenção, concentração, compreensão, socialização, leitura e escrita, equilibrio, agilidade, lateralidade, psicmotricidade, noção espacial, coordenação motora, percepção auditiva, visual, iniciativa, resolução de problemas, criatividade...\n\n\nESTRATÉGIAS (listagem de atividades a serem realizadas)\nOficinas de jogos diversos;\nJogos não didáticos (Queimada, jogos recreativos adaptados: voleibol, andebol, futsal);\nConfecção de jogos (jogo do lince, sílaba com figuras, quebra-cabeça com cálculos, dominó da tabuada, jogo da memória...);\nAtividades de integração com outras turmas;\nCircuitos de jogos;\nFilmes.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
21

Educadores
Glaucia Ceron e Roberta B. Inocente

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
Os jogos pedagógicos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente, quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno.\n Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem e na experimentação de possibilidades motoras.\nO brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, do aspecto emocional por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras, considerando um princípio fundamental que é a cooperação.
Glaucia Ceron e Roberta Inocente | Professor(a)