BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“ “As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, para que elas aprendam a brincar em conjunto, dividindo os brinquedos e convivendo com costumes diferentes, pois as brincadeiras ajudam a estimular a criatividade e a imaginação”.
Bruna Montana | responsável
Pergunta Exploratória
Você gosta de brincar?
Expedição Investigativa
Na sala de aula, diferentes oportunidades para brincar.
Objetivos
Vivenciar o processo do brincar com a criança, compreendendo o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como a utilização da brincadeira como ferramenta pedagógica.\nTornar os dias de vinda na escola em momentos de ludicidade e aprendizagem a partir do brincar, tendo como princípios a socialização e a descoberta do novo, bem como a importância da criança aprender brincando.
Comunidade de Aprendizagem
Escola e família.\nProfessores e alunos da Educação Infantil.
Articulação com o currículo
Linguagem oral,\nHistórias, socialização e integração,\nIdentificação de formas e tamanhos,\nManuseio de livros e revistas,\nNomear objetos, cores, seriação classificação e contagem.\nAcompanhar os movimentos de imitar,\nDiscriminar sons, manuseio de livros e revistas, recortes.\nLinguagem corporal, desenvolvimento fisico e psicomotricidade,\nLinguagem matemática: Contagem.\nJogo simbólico, Coordenação motora, expressão corporal\nCuidado com o corpo.\nConstrução de brinquedos com sucatas.\n\n\n\nESTRATÉGIAS \nAtravés de jogos, empilhar, encaixar, puxar, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas. \nDesenhar o brinquedo que mais gosta. \nCartazes, pinturas, desenhos, massa de modelar.\nMúsicas, histórias, filmes, figuras, livros, cantos, leituras, materiais concretos.\nColagem, conversas, sucatas, contagem.\nAdaptação na escola.\nColagem.\nCantigas.\nDiferentes tipos de brincadeiras.\nDiferentes tipos de formas, tamanhos e cores,\nConstrução de um brinquedo que os