FORMANDO CONSUMIDORES CONSCIENTES
“ “Eu acho que ser consumista não é nada legal, pois é se deixar levar pelo que não precisa, também ser consumista é produzir mais lixo para o nosso planeta e fazer mal à natureza. Para não ser consumista tem que ser duro na queda igual meu pai, porque quando eu compro algo desnecessário ele fala:” Para que comprar roupas novas? Olha quantas você tem no roupeiro!”
Sofia Tayana Passa | aluno(a)
“ “Penso que é o grande mal da sociedade atual e futura, onde a mídia nos diz o que devemos comer, vestir, como se divertir, onde ir e até como educar nossos filhos. As crianças são as mais afetadas, pois passsam muito mais tempo acompanhando a mídia. Vê-se muitas famílias individadas por causa do consumismo. É muito bom ensinar as crianças, e elas repassarem para as famílias o que é consumismo, começarmos a mudar nossa postura e consumir o que realmente é necessário”.
Clari Vechiato Baruffi | responsável
Pergunta Exploratória
Tudo que eu consumo é realmente necessário?
Expedição Investigativa
Visita a um supermercado na cidade de Ipiranga do Sul: pesquisar e analisar preços de alguns produtos, relacionando seus valores e comparando com a necessidade de consumi-los ou não.
Objetivos
Perceber as consequências causadas ao meio ambiente, a economia e as relações sociais devido ao consumo desenfreado realizado pelos seres humanos. Analisar os meios utilizados pelas mídias para convencimento ao consumismo, para mudar de atitude e formar uma consciência de consumir o que é necessário sem desperdício ou modismos.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá envolvimento dos alunos do 5º ano A, professores, direção, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
Artes: assemblage; confecção de papel reciclável; papel reciclado; História: colonização do Rio Grande do Sul; Geografia: recursos naturais do Rio Grande do Sul; Matemática: cálculos; tabelas; gráficos; educação financeira; porcentagem; Ciências: consumismo; meio ambiente.\n\nESTRATÉGIAS \n- Passeio;\n- Filmes;\n- Confecção de um cofrinho;\n- Criação de um trabalho artístico com lixo seco produzido pelos alunos;\n- Dia do desapego;\n- Peça de teatro sobre consumismo;\n- Confecção de um globo com papel machê, representando para onde vai os produtos que consumimos e não são biodegradáveis;