Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

FORMANDO CONSUMIDORES CONSCIENTES “Eu acho que ser consumista não é nada legal, pois é se deixar levar pelo que não precisa, também ser consumista é produzir mais lixo para o nosso planeta e fazer mal à natureza. Para não ser consumista tem que ser duro na queda igual meu pai, porque quando eu compro algo desnecessário ele fala:” Para que comprar roupas novas? Olha quantas você tem no roupeiro!”
Sofia Tayana Passa | aluno(a)
“Penso que é o grande mal da sociedade atual e futura, onde a mídia nos diz o que devemos comer, vestir, como se divertir, onde ir e até como educar nossos filhos. As crianças são as mais afetadas, pois passsam muito mais tempo acompanhando a mídia. Vê-se muitas famílias individadas por causa do consumismo. É muito bom ensinar as crianças, e elas repassarem para as famílias o que é consumismo, começarmos a mudar nossa postura e consumir o que realmente é necessário”.
Clari Vechiato Baruffi | responsável
Pergunta Exploratória

Tudo que eu consumo é realmente necessário?

Expedição Investigativa

Visita a um supermercado na cidade de Ipiranga do Sul: pesquisar e analisar preços de alguns produtos, relacionando seus valores e comparando com a necessidade de consumi-los ou não.

Objetivos

Perceber as consequências causadas ao meio ambiente, a economia e as relações sociais devido ao consumo desenfreado realizado pelos seres humanos. Analisar os meios utilizados pelas mídias para convencimento ao consumismo, para mudar de atitude e formar uma consciência de consumir o que é necessário sem desperdício ou modismos.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá envolvimento dos alunos do 5º ano A, professores, direção, pais e comunidade.

Articulação com o currículo

Artes: assemblage; confecção de papel reciclável; papel reciclado; História: colonização do Rio Grande do Sul; Geografia: recursos naturais do Rio Grande do Sul; Matemática: cálculos; tabelas; gráficos; educação financeira; porcentagem; Ciências: consumismo; meio ambiente.\n\nESTRATÉGIAS \n- Passeio;\n- Filmes;\n- Confecção de um cofrinho;\n- Criação de um trabalho artístico com lixo seco produzido pelos alunos;\n- Dia do desapego;\n- Peça de teatro sobre consumismo;\n- Confecção de um globo com papel machê, representando para onde vai os produtos que consumimos e não são biodegradáveis;


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A

Número de alunos
13

Educadores
Maria Luciane Astolfi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
As crianças são os sujeitos mais influenciados pelos meios de comunicação de massa, as estratégias usadas atualmente por agências publicitárias são direcionadas ao público infantil, se trabalharmos com os alunos a perspectiva de que o consumismo é algo que pode ser evitado através do conhecimento e conscientização poderemos estar formando consumidores conscientes de seu papel.
Maria Luciane Astolfi | Professor(a)