RESÍDUOS SÓLIDOS: É VOCÊ QUEM DÁ O DESTINO!
“ “A gente separa os lixos para não poluir o meio ambiente e não criar o mosquito da dengue”.
Jamily Inocente | aluno(a)
“ “Importante o projeto, pois faz parte da vida para ter mais consciência e a preocupação de cada um ser responsável pelo lixo que produz”.
Joselaine Bertan | responsável
Pergunta Exploratória
Quem deve cuidar do espaço no qual faço parte?
Expedição Investigativa
Os alunos irão sair da escola, caminhando em direção a saída da cidade de Ipiranga do Sul, até início da RS, que dá acesso ao município de Estação, para observar se encontramos resíduos sólidos nas proximidades e também nos terrenos baldios.
Objetivos
Promover ações que chamam a atenção das pessoas, para a importância do destino correto dos resíduos sólidos, além das consequências que acarretará ao meio ambiente, à saúde e o desrespeito com o próximo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 5º ano A e B, juntamente com família e comunidade geral; pessoas que realizam coleta do lixo; vigilância sanitária.
Articulação com o currículo
Português: entrevista, vídeo, roda de conversa, textos, pesquisas e produções.\nMatemática: tabelas, gráficos, cálculos, porcentagem e problemas.\nCiências: contaminação do meio ambiete (água, solo, doenças, pragas, etc...)\nHistória: Revolução industrial, consumismo e mecanização.\nGeografia: agricultura, pecuária, vegetação e relevo.\nArtes: confeccão de faixas, sacos de TNT, painéis, música e pintura.\nReligião: valores.\n\nESTRATÉGIAS:\nPainel;\nPesquisa sobre o lixo no RS;\nConfecção de um folder com dicas;\nPlacas de conscientização;\nConfeccionar com material descartável brinquedos e doar para educação infantil;\nVídeos; \nPalestras;\nElaboração de Paródia, Poesia;\nMúsica e textos de conscientização:\nPedágio com entrega de sacola TNT, e dicas de conscientização;\nHistória: O mundinho; Terra Maravilhosa.