Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AÇÕES INTERGERACIONAIS: RESPEITO E VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS “O nosso projeto de valorização dos idosos está sendo uma experiência ótima para mim. Quando fomos visitar o Lar, estando ao lado deles eu me senti mais humana. Não necessitava eles falarem muito, com apenas um olhar eu pude ver além, e me senti em casa, com um montão de avós ao meu redor, foi incrível. Infelizmente a desvalorização do idoso no Brasil é real e precisa ser combatida. Valorize quem ajudou a construir nosso presente”.
Tamara Portela | aluno(a)
“Alunos (filhos) comentaram em casa que adoraram o tema do projeto. Que adoraram fazer a visita ao Lar dos Idosos, ficaram impressionados. É bom que nossos filhos tenham noção do que é Lar dos Idosos, foi uma lição de vida. Eles aprenderam o quanto é importante dar atenção à pessoa idosa, perceberam a carência afetiva que eles têm. Quem tem um idoso em casa sabe a diferença que faz na vida da família, como influenciam com sua sabedoria na criação de nossos filhos, na doação do tempo para dar atenção necessária a eles”.
Maricler Ugolini | responsável
Pergunta Exploratória

Como vivem e o que pensam as pessoas mais idosas de nossa comunidade e do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas?

Expedição Investigativa

Visita ao Lar dos Idosos para conhecer o lugar, saber como é o funcionamento e interagir com os idosos.

Objetivos

• Estimular e reforçar valores de respeito e da valorização aos idosos; \n• Vivenciar de forma lúdica o conhecimento da cultura e da história das pessoas mais idosas; \n• Elevar a autoestima do idoso usando o seu conhecimento na relação intergeracional;\n• Elaborar atividades culturais e de recreação (durante a execução do projeto) para interação entre jovens e idosos.

Comunidade de Aprendizagem

• os alunos do 8º ano B;\n• os professores Luciane Ambrozini, Carine Perin Pereira Staforti e Carmen Lúcia Constantino;\n• Idosos de nossa comunidade e do Lar dos Idosos, de Getúlio Vargas.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA: Músicas narrativas, elaboração de textos teatrais, representações teatrais, entrevista e seu registro, expressão oral.\nMÚSICAS: Levantamento de músicas ícones no decorrer da década de 50 em diante;\nEDUCAÇÃO FÍSICA: atividades recreativas e de movimento.\nEDUCAÇÃO AGROPECUÁRIA: Alimentação saudável para o idoso.\n• Visita ao Lar dos Idosos de Getúlio Vargas, para conhecer e organizar as atividades das próximas visitas;\n• Entrevistas com Idosos (do Lar dos Idosos) e os da nossa comunidade permitindo uma interação entre as gerações e, com isso, aprendizado da paciência, observação da sabedoria, das dificuldades e alegrias, etc;\n• Contação de histórias;\n• Campanha de arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e higiene para doação ao Lar dos Idosos;\n• Túnel do Tempo de Músicas que marcaram a história dos que hoje estão na terceira idade;\n• Atividade comemorativa do Dia dos Avós na escola e no Lar dos Idosos. \n• Ensaio de pequenas representações de história.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Sílvia Negri Shreiner

Turma
8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL B

Número de alunos
14

Educadores
Luciane Ambrozini, Carine Perin Pereira Stafortti, Carmen Lúcia Constantino

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
Valorização do idoso, tema muito relevante. O tema foi muito bem aceito pela turma. De pronto elencaram várias ideias de atividades do projeto. Percebi a emoção, a atenção e a curiosidade que tiveram na Expedição Investigativa que foi a visita ao Lar dos Idosos. Acredito que foi um aprendizado inesquecível e continuará sendo até o fim do projeto.
Luciane Ambrozini | Professor(a)