AÇÕES INTERGERACIONAIS: RESPEITO E VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS
“ “O nosso projeto de valorização dos idosos está sendo uma experiência ótima para mim. Quando fomos visitar o Lar, estando ao lado deles eu me senti mais humana. Não necessitava eles falarem muito, com apenas um olhar eu pude ver além, e me senti em casa, com um montão de avós ao meu redor, foi incrível. Infelizmente a desvalorização do idoso no Brasil é real e precisa ser combatida. Valorize quem ajudou a construir nosso presente”.
Tamara Portela | aluno(a)
“ “Alunos (filhos) comentaram em casa que adoraram o tema do projeto. Que adoraram fazer a visita ao Lar dos Idosos, ficaram impressionados. É bom que nossos filhos tenham noção do que é Lar dos Idosos, foi uma lição de vida. Eles aprenderam o quanto é importante dar atenção à pessoa idosa, perceberam a carência afetiva que eles têm. Quem tem um idoso em casa sabe a diferença que faz na vida da família, como influenciam com sua sabedoria na criação de nossos filhos, na doação do tempo para dar atenção necessária a eles”.
Maricler Ugolini | responsável
Pergunta Exploratória
Como vivem e o que pensam as pessoas mais idosas de nossa comunidade e do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas?
Expedição Investigativa
Visita ao Lar dos Idosos para conhecer o lugar, saber como é o funcionamento e interagir com os idosos.
Objetivos
• Estimular e reforçar valores de respeito e da valorização aos idosos; \n• Vivenciar de forma lúdica o conhecimento da cultura e da história das pessoas mais idosas; \n• Elevar a autoestima do idoso usando o seu conhecimento na relação intergeracional;\n• Elaborar atividades culturais e de recreação (durante a execução do projeto) para interação entre jovens e idosos.
Comunidade de Aprendizagem
• os alunos do 8º ano B;\n• os professores Luciane Ambrozini, Carine Perin Pereira Staforti e Carmen Lúcia Constantino;\n• Idosos de nossa comunidade e do Lar dos Idosos, de Getúlio Vargas.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Músicas narrativas, elaboração de textos teatrais, representações teatrais, entrevista e seu registro, expressão oral.\nMÚSICAS: Levantamento de músicas ícones no decorrer da década de 50 em diante;\nEDUCAÇÃO FÍSICA: atividades recreativas e de movimento.\nEDUCAÇÃO AGROPECUÁRIA: Alimentação saudável para o idoso.\n• Visita ao Lar dos Idosos de Getúlio Vargas, para conhecer e organizar as atividades das próximas visitas;\n• Entrevistas com Idosos (do Lar dos Idosos) e os da nossa comunidade permitindo uma interação entre as gerações e, com isso, aprendizado da paciência, observação da sabedoria, das dificuldades e alegrias, etc;\n• Contação de histórias;\n• Campanha de arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e higiene para doação ao Lar dos Idosos;\n• Túnel do Tempo de Músicas que marcaram a história dos que hoje estão na terceira idade;\n• Atividade comemorativa do Dia dos Avós na escola e no Lar dos Idosos. \n• Ensaio de pequenas representações de história.