Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONTOS E HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL “Eu gosto de ouvir histórias de bonecas. Sempre a mamãe conta histórias para mim e eu acho muito legal”.
Alice Cecconello | aluno(a)
“É sempre muito bom o incentivo à leitura. Sabe-se o quanto é importante para o desenvolvimento das crianças, e cabe aos pais, sim, sempre tirar um tempinho para isso, para contar uma história para seu filho. Quanto mais melhor, assim eles vão pegando amor pela leitura”.
Mônica Rosseto | responsável
Pergunta Exploratória

Você gosta de contar e ouvir histórias?

Expedição Investigativa

Vivenciar momentos de leitura através de imagens ao ar livre com diversos livros de literatura, onde a professora fará leitura de vários livros e as crianças também poderão fazê-la.

Objetivos

* Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo, o interesse e o gosto pelos livros.\n*Incentivar o resgate do mundo da imaginação através da leitura de livros infantis, visando ampliar o vocabulário e estimular o potencial cognitivo;\n*Possibilitar a integração de pais e filhos através de um momento de leitura na família.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, pais, familiares, direção e coordenação da Escola.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Expressão oral, vocabulário, letras;\nMatemática: Contagem, quantidades, seriação;\nCiências: Animais, higiene;\nArtes: Desenhos, pintura, colagem, modelagem:\nMúsica: Expressão corporal, músicas, Cantigas, brincadeiras cantadas, brincadeiras livres e dirigidas;\nInglês: Contação de histórias em inglês, para trabalhar o vocabulário, músicas, pinturas e colagens.\n\nESTRATÉGIAS \n*Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinho da leitura);\n*Conversa informal sobre histórias que mais gostam;\n* Falar do cuidado com os livros;\n*Debate sobre as histórias;\n*Leitura de histórias em diferentes locais (pátio,campo, bosque)\n*Visitação a biblioteca da escola;\n* Desenhos e modelagens dos personagens das histórias lidas;\n*Rodinha da conversa;\n*Hora da contação, onde ajudante do dia faz a contação para os colegas;\n*Contação de histórias com fiferentes recursos;\n*Sacola da leitura com registro da família.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schereiner

Turma
Educação Infantil: Pré A

Número de alunos
21

Educadores
Paula Cristina Bombana Inocente e Juliana Cecconello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
Mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer de sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Com este projeto espera-se contribuir para que as crianças despertem o gosto e o prazer pela leitura.
Paula Cristina Bombana Inocente | Professor(a)