BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“ “Já fui criança e aprendi muito com brinquedos e brincadeiras, conheci muito e aprendi muito fazendo e organizando brincadeiras e brinquedos. Nosso mundo atual está muito moderno e esses valores, estão ficando em segundo plano. Este projeto tem muito meu apoio”.\n\n“A ideia é muito boa. E nessa faixa etária acredito que sim, que será muito bom trabalhar as emoções com os pequenos”.
Lorivan Cordeiro e Débora Montemezzo Risson | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as formas de brinquedos e brincadeiras? O que tem na caixa?
Expedição Investigativa
Sala/pátio- diferentes situações para brincar.
Objetivos
Vivenciar os diferentes momentos com os brinquedos e as brincadeiras, ampliando as possibilidades de aprendizagem e ludicidade, aumentando o interesse pelo brincar.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá envolvimento dos alunos do maternal B, professora, direção e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Movimento:\n• Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.\n• Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.\n \nNatureza e Sociedade:\n• Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.\n \nMúsica:\n• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.\n \nArtes:\n• Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.\n• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.\n \nLinguagem Oral e Escrita:\n• Uso da linguagem oral para conversar e brincar.\n• Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.\n• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.\n• Participação em situações cotidianas.